TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
seca

Governo Federal coloca 177 municípios paraibanos em estado de emergência por conta da estiagem

A portaria com o reconhecimento da situação foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta sexta-feira

Por Redação Publicado em
Brasil seca paraiba 20170217 008
Reprodução/ VEJA

O governo federal colocou 309 municípios nordestinos em estado de emergência devido à longa estiagem na região. Centralizados na Paraíba e na Bahia, o Ministério do Desenvolvimento Regional reconheceu o problema em 177 cidades paraibanas e 132 baianas.

A portaria com o reconhecimento da situação foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta sexta-feira (1). O documento é assinado pelo secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, Alexandre Lucas Alves.

Com o reconhecimento, os municípios afetados recebem recursos emergenciais com mais facilidade para a redução de impactos da estiagem e também para manutenção do programa de distribuição de água.

No começo de outubro, o governo da Paraíba já havia decretado situação de emergência pelo período de 180 dias nos 177 municípios afetados pela seca.

Na Bahia, desde o começo do ano, o Executivo local enfrenta dificuldades com as intempéries do clima. Segundo a Superintendência de Proteção e Defesa Civil (Sudec), os baixos índices pluviométricos registrados nos últimos seis anos afetam quase a totalidade do estado.


Relacionadas