TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
Vacinação

Governo Federal apresentou hoje (16) o Plano de Vacinação contra o Covid-19

Ministério da Saúde prevê a imunização de mais de 51 milhões de pessoas no primeiro semestre de 2021 e de toda população brasileira em até 16 meses

Por Juliana Alves Publicado em
Vacinacao
(Foto: Rodrigo Nunes/MS)

O Plano Nacional de Vacinação contra o novo coronavírus foi apresentado hoje (16) pelo Ministério da Saúde. A cerimônia aconteceu no Palácio do Planalto, em Brasília.

O Plano prevê a imunização de mais de 51 milhões de pessoas dos grupos prioritários até o final do primeiro semestre de 2021. A estimativa é de que toda a população brasileira seja imunizada em até 16 meses. De acordo com o governo, cada pessoa tomará duas doses. Por esse motivo, essa primeira fase exigirá 108,3 milhões de doses; o governo informou que nesse processo há uma perda de 5% das doses por conta do transporte e aplicação.

Ainda não existe uma data para o início da vacinação. Segundo o governo, é preciso esperar a aprovação dos registros de vacinas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Até agora nenhum registro foi aprovado.

A fase inicial da vacinação, que imunizará os grupos mais vulneráveis ou expostos ao vírus, está prevista para acontecer em quatro fases.

A primeira fase irá vacinar os trabalhadores da área da saúde, idosos a partir de 75 anos e de 60 anos ou mais que vivam em asilos e indígenas.

Na segunda fase, serão imunizados idosos de 60 a 74 anos.

Na terceira fase, pessoas com comorbidades.

E na quarta fase serão vacinados professores (do nível básico ao superior), forças de segurança e salvamento e funcionários do sistema prisional.


Relacionadas