TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
isolamento

Governo da PB adotará sistema de cores com parâmetros para flexibilização de medidas

Cada município será sinalizado e conforme avaliação quinzenal as medidas podem ou não ser flexibilizadas

Por Redação Publicado em
JOAO AZEVEDO 31 01 2020
Foto: Reprodução / Instagram

Com a intenção de barrar o avanço da Covid-19 nos municípios da região metropolitana de João Pessoa, o governador da Paraíba, João Azevedo, se reuniu na manhã desta sexta-feira (29) com os prefeitos. Entre as medidas está um plano para a retomada econômica e flexibilização do isolamento baseada em parâmetros técnicos.

O governador falou sobre esse plano que está sendo discutido pelos prefeitos e equipes técnicas. Segundo ele, serão utilizadas bandeiras de cores que vão simbolizar a gravidade da situação nas cidades.

"Vai ser elaborado o que nós chamamos de bandeiras para o município em que você tem uma bandeira de uma cor na qual é definida em função de parâmetros como taxa de transmissibilidade, disponibilidade de leitos de hospitais, índice de isolamento social. Todos esses parâmetros dentro de uma matriz de pontuação e cores vão indicar se aquele município pode ter uma atividade normal, se ela pode ter uma atividade reduzida, se ela precisa de isolamento rígido, ou se ela precisa chegar até o nível de lockdown", disse.

João ressaltou que a flexibilização dependerá do avanço daquele município com base nos parâmetros. Essa avaliação para mudança do status será realizada a cada 15 dias.

"A cada 15 dias vamos avaliar esses modelos e distribuir para todas as prefeituras e colocar evidentemente à disposição das pessoas. O prefeito fará decretos, cada prefeitura fará o decreto em função daquela Bandeira determinada, naquele período. Não haverá mudança de bandeiras com período mínimo ou menor do que 15 dias. O que vai acontecer claramente é que, para que se haja uma mudança de bandeiras, você tem alguns parâmetros como redução do número de casos, leitos de UTI disponíveis, taxa de transmissibilidade, ou seja, é um estudo extremamente técnico que vai subsidiar a tomada de decisão de cada Prefeito", finalizou.


Relacionadas