TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
Punição

Google é multado pela UE em 1,49 bilhão de euros

De acordo com a decisão da comissária Margrethe Vestager, o Google quebrou regras antitruste ao dificultar que seus concorrentes vendam publicidade na web.

Por Redação Publicado em
0001 portal t5 noticia logotipo 200319 004230

O Google levou uma terceira multa da União Europeia por práticas anticompetitivas, desta vez no valor de 1,49 bilhão de euros. De acordo com a decisão da comissária Margrethe Vestager, o Google quebrou regras antitruste ao dificultar que seus concorrentes vendam publicidade na web.

Na decisão publicada nesta quarta-feira, 20, a Comissão da UE concluiu que o Google, entre 2006 e 2016, usava cláusulas nos contratos com os sites que limitava a venda de espaço publicitário para seus rivais. Como resultado, a ação do Google diminuiu a chance de inovação e competição no setor, e preços mais caros pagos pelos publicitários e empresas para usar a plataforma de publicidade Google AdSense.

Esta é a terceira decisão de Vestager contra o Google. Em junho de 2017, a comissária multou a companhia por comportamento ilegal no segmento de publicidade em buscas. E, em julho de 2018, a comissão da UE multou o Google por práticas anticompetitivas com o Android. Ao todo, US$ 9 bilhões já foram colocadas em penas contra o Google.

Em nota enviada à imprensa internacional, o vice-presidente global da área de relacionamento governamental do Google, Ken Walker, disse que sua empresa já fez uma série de mudanças para adaptar seus produtos às normas da União Europeia. Mas não confirmou se recorrerá da decisão.

Coincidência ou não, a companhia publicou em seu blog na última terça-feira, 19, que tem feito diversas adaptações no Google Shopping, Google AdSense e Android.

Leia Também:

+ Confira o que entra no catálogo da Netflix no mês de abril

+ Fim do primeiro lote de ingressos para a turnê de Sandy e Junior vira meme na web; veja

+ Ana Maria Braga provoca polêmica ao falar sobre 'Desafio Momo'

+ Mulher descobre que ex-marido abusava da filha e queima partes íntimas dele

+ Fátima Bernardes surpreende e fala sobre separação com Bonner

+ Aposta única acerta as seis dezenas da Mega-Sena; confira os números


Relacionadas