TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
COMBATE AO VÍRUS

Gerenciamento Costeiro mantém ações de fiscalização durante o isolamento social

Integrado com coordenação nacional, Gerco/AL define ações em sintonia com outros 17 Estados costeiros do Brasil

Por Redação Publicado em
Gerencia costeira alagoas

O Litoral de Alagoas se estende por cerca de 220 quilômetros em linha reta com grande diversidade de ecossistema. Para garantir a utilização sustentável dos recursos naturais, o Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA/AL) atua como responsável pelo Gerenciamento Costeiro na região (Gerco/AL). A divisão estadual continua em ação durante o período de isolamento social, definido pelo decreto nº 69.624, e intensificou a interação nacional com organizações nacionais de gerenciamento costeiro.

O Plano Nacional de Gerenciamento Costeiro foi criado em 1988, responsável por determinar diretrizes ambientais aos 17 estados que cobrem os mais de oito mil quilômetros de costa no Brasil. Em todo o país, órgãos ambientais estaduais se comprometem a respeitar a zona costeira, considerada patrimônio nacional pela Constituição Federal.

O Gerco/AL continua atuando em regime de plantão, indo a campo para atendimento de denúncias. Durante este período, também é necessário o monitoramento da costa devido às altas marés, o que pode acarretar problemas de erosão e atingir ocupações públicas e privadas. Os agentes saem a campo seguindo as recomendações do Ministério da Saúde para a prevenção contra o novo coronavírus.

Ricardo César, coordenador do Gerco/AL, afirma o comprometimento do IMA em prosseguir a comunicação com entidades nacionais. “Temos grupos de comunicação do Gerco através de plataformas online, a exemplo do grupo técnico do coral sol, envolvido na pesquisa da evolução da espécie estrangeira na costa brasileira”, afirma a necessidade de continuar o diálogo amplo para coibir a invasão deste coral danoso à biodiversidade da costa brasileira.

O Gerco/AL, através da coordenação do IMA, também está em contato com o Gerco nacional, G17; composto pelos 17 Estados costeiros, Associação Brasileira de Entidades de Meio Ambiente (Abema), Gerco da 4ª câmara do Ministério Público Federal e a Comissão Interministerial para os Recursos do Mar, coordenado pela Marinha do Brasil.

Cursos online

Gerentes e técnicos do Gerco/AL estão tendo a oportunidade de aprimorar os conhecimentos profissionais durante o período de isolamento social. Cursos online de gestão costeira e oceanografia são fornecidos pelo Ministério do Meio Ambiente, Projeto Terramar, Universidades e outros órgãos. As ofertas são compartilhadas nos grupos de comunicação nacional e repassadas pelos gerentes nas entidades ambientais.


Relacionadas