TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
Política

General que comandava Esporte é exonerado

A decisão foi publicada nesta quinta-feira no Diário Oficial da União.

Por Redação Publicado em
General Marco Aurelio
Foto: Abelardo Mendes Jr/SEE

O general Marco Aurélio Vieira foi exonerado do cargo de secretário especial de Esporte do Ministério da Cidadania. A decisão foi publicada nesta quinta-feira no Diário Oficial da União.

Vieira foi convidado para o cargo em dezembro de 2018, após o governo federal confirmar a extinção do antigo Ministério do Esporte. A pasta passou a fazer parte do Ministério da Cidadania, chefiado por Osmar Terra (MDB-RS). O governo não divulgou quem será o substituto na secretaria.

General três estrelas e de reserva, Vieira foi desportista militar, trabalhou como diretor-executivo de Operações da Rio-2016 e cuidou do evento da tocha olímpica.

A demissão de Vieira é resultado de um desgaste entre ele e o ministro da Cidadania, Osmar Terra. O general não teve no período na secretaria liberdade de montar sua equipe.

Um caso emblemático foi a escolha, por parte de Terra, do ex-jogador de futebol Washington Cerqueira para a secretaria nacional de Esporte, Educação, lazer e Inclusão Social.

Conhecido com Coração Valente, Washington é filiado ao PDT e, entre novembro de 2018 e janeiro de 2019, assumiu como suplente a vaga na Câmara do atual ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni (DEM-RS), após sua licença para comandar a equipe de transição.

Auxiliares próximos a Terra ainda afirmam, de forma reservada, que houve uma perda de confiança na relação. Vieira teria tentado desgastar o ministro junto a atletas.


Com a saída de Vieira, outro militar deve assumir o cargo. O general Décio Santos Brasil deve ser nomeado nos próximos dias. Ele foi vice-chefe do Departamento de Educação e Cultura do Exército.

Nos últimos anos, o governo federal reduziu o investimento no esporte. Desde 2015, quando o orçamento da pasta -que existia desde 1995- foi de R$ 3,9 bilhões (em valores atualizados), as receitas disponíveis para a área vem caindo. Em 2018, o montante foi de R$ 1,5 bilhão, cerca de 0,4% do total do país. FolhaPress


Relacionadas