TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
ORGANIZAÇÃO CRIMINOSA

Funcionários do depósito do DER são presos por desviar veículos apreendidos

O chefe do depósito e um segurança do DER foram presos e sete motocicletas foram recuperadas durante a operação

Por Redação Publicado em
Foto Deic 960x540 730x411
Foto: PC/AL Foto: PC/AL

Quatro pessoas foram presas – entre elas dois servidores do Departamento de Estradas e Rodagens (DER) – durante uma operação deflagrada na tarde dessa quarta-feira (15), em Maceió.

De acordo com a Divisão Especial de Investigação e Capturas (Deic), a ação policial teve como objetivo desarticular uma organização criminosa que mantinha um esquema de desvios de veículos apreendidos no depósito do DER.

Segundo o delegado Gustavo Henrique, coordenador da Deic, o chefe do depósito e um segurança do DER foram presos. Sete motocicletas foram recuperadas durante a operação.

“O esquema funcionava basicamente da seguinte da forma: os servidores do órgão escolhiam os veículos que entendiam ser aqueles com maior dificuldade de resgate pelos proprietários e repassavam as informações para a outra parte do grupo responsável pela falsificação dos CRVs e quitação dos débitos dos veículos apreendidos, por meio de guias falsas de liberação. Após a retirada dos automóveis, facilitada pelos mesmos funcionários do DER/AL, estes eram repassados a outro integrante do grupo responsável pela comercialização deles”, explicou.

Os servidores do DER, de acordo com as investigações, recebiam uma quantia de R$500 por motocicleta desviada. Eles informaram que realizaram o procedimento ilegal cerca de 25 vezes, mas a polícia não descarta a possibilidade deste número ser muito maior, já que o esquema ocorria há cerca de seis meses.

Gustavo Henrique informou ainda que após os desvios, as motocicletas eram vendidas com documentos falsos e sem o conhecimento da direção do DER, bem como dos verdadeiros proprietários dos veículos.

“Destaca-se, ainda, que, mesmo com o órgão parado por conta da pandemia do coronavírus, o esquema continuava, inclusive a deflagração da operação se deu quando três motocicletas eram retiradas do pátio do depósito e os servidores do DER envolvidos tinham acabado de receber a quantia de R$ 1.500,00”, pontuou.

Além das motocicletas, dinheiro e documentos falsificados também foram apreendidos e conduzidos junto dos presos à sede da Deic, no bairro de Santa Amélia, na parte alta de Maceió.


Relacionadas