TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
Consciência ambiental

Funcionários de quiosques da orla de João Pessoa recebem curso de capacitação ambiental

Os profissionais receberão orientações sobre como preservar o meio ambiente

Por Redação Publicado em
Atlantico praia hotel

Os donos de quiosques, bares e restaurantes da orla de João Pessoa vão receber treinamento para adequação ambiental, ofertado gratuitamente pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio dos técnicos da Secretaria de Meio Ambiente (Semam). Uma série de reuniões e contatos com os donos dos quiosques já vem sendo feitos pelos técnicos da Semam e nesta segunda-feira, 22, às 9h30, no Centro de Capacitação de Professores (Cecapro) da PMJP, localizado na Avenida Beira Rio, 2727, será realizada uma grande reunião para apresentação do programa de capacitação.

O treinamento “Capacitação à Adequação Ambiental” foi montado pelos técnicos em Educação Ambiental do Centro de Estudos e Práticas Ambientais (Cepam), ligado ao Parque Zoobotânico Arruda Câmara, Bica, coordenados pela Semam. O treinamento é voltado para os proprietários e funcionários dos bares, quiosques e restaurantes, que serão orientados a padronizarem os processos, conferindo sustentabilidade ambiental às atividades. Os profissionais receberão orientações sobre como armazenar o lixo de forma adequada, a destinação correta dos resíduos líquidos e sólidos, uso da água, padronização das emissões sonoras entre outras questões relacionadas ao cuidado e cumprimento das normas e leis ambientais.

Para o secretário de meio ambiente, Abelardo Jurema Neto, “a capacitação é uma maneira de conhecermos e afinarmos a relação com os proprietários e funcionários dos quiosques da orla. O litoral de João Pessoa é um dos patrimônios ambientais da Paraíba mais significativos e importantes para a nossa população. A Semam está atenta a todas às intervenções e procedimentos feitos na praia, com foco na Educação Ambiental, para que todos conheçam a Legislação, bem como aprimorem seus processos de trabalho. Não há mais desculpas para que não se cumpram as normas de sustentabilidade e cuidado com o meio ambiente”, concluiu.

Os técnicos da Divisão de Fiscalização da Semam mapearam todos os 58 quiosques, bares e restaurantes, instalados no lado da calçadinha da praia e, por meio do diálogo, estabelecendo parcerias, está sensibilizando os proprietários para a necessidade de se capacitarem, bem como capacitarem seus funcionários, para que os procedimentos sejam padronizados, conferindo sustentabilidade ambiental às atividades.


Relacionadas