TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
Rede Penssan

Fome e insegurança alimentar atingem 10,6% dos paraibanos, diz estudo

Estado possui a menor taxa de insegurança alimentar grave do Nordeste e a sexta do país

Por Carlos Rocha Publicado em
Fome e insegurança alimentar atingem 10,6% dos paraibanos, diz estudo
Fome e insegurança alimentar atingem 10,6% dos paraibanos, diz estudo (Crédito: Depositphotos)

Um estudo divulgado pela Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (Rede Penssan), nesta quarta-feira (14), detalhou a situação da fome pelos estados brasileiros. Em proporção, as regiões Norte e Nordeste têm as piores situações.

A Penssan destacou que, na região Nordeste, o estado do Alagoas é o que mais sofre com a fome, com 36,7% da população nessa situação. Na região Norte, o Amapá tem 32% de sua população com fome. No Centro-Oeste, o Mato Grosso tem a situação mais grave, com 17,7%.

Apesar disso, a Paraíba é o Estado que possui a menor taxa de insegurança alimentar grave do Nordeste e a sexta do país, com 10,6%, índice abaixo também da média do Brasil (15,5%). Os dados são referentes ao período entre novembro de 2021 e abril de 2022.

Pelos dados, o índice de pessoas em situação de insegurança alimentar na Paraíba é menor também do que a taxa do Nordeste, a qual aponta que em 21% dos domicílios faltam alimentos.

Alagoas é o Estado com mais pessoas privadas do consumo de alimentos no país (36,7%). Os outros cinco Estados com menor índice são: Santa Catarina (4,6%), seguida por Minas Gerais (8,2%), Espírito Santo (8,2%), Paraná (8,6%) e Mato Grosso do Sul (9,4%).

Esse estudo é um detalhamento do 2º Inquérito Nacional sobre Insegurança Alimentar no Contexto da Pandemia da Covid-19 no Brasil, divulgado em junho.

Confira os índices no Nordeste:

Maranhão: 29,9%
Piauí: 34,3%
Ceará: 26,3%
Rio Grande do Norte: 10,9%
Paraíba: 10,6%
Pernambuco: 22,2%
Alagoas: 36,7%
Sergipe: 30%
Bahia: 11,4%



Relacionadas