Brasil

Filme sobre trajetória de Bolsonaro até a Presidência tem apoio da Ancine

Com isso, o diretor, Josias Teófilo, fica autorizado a buscar recursos para o projeto com empresas e instituições no mercado

Publicado em 24/07/2019 16:14 Atualizado em 18/11/2020 17:07
logo
Por Redação Portal T5
Filme sobre trajetória de Bolsonaro até a Presidência tem apoio da Ancine

Foto: Reprodução/ Facebook

Foi autorizada pela Agência Nacional do Cinema (Ancine) a captação de recursos, que passam de meio milhão de reais, para o filme retrata a trajetória do presidente Jair Bolsonaro (PSL) até a Presidência da República, a partir das manifestações de 2013. A autorização possibilita o diretor, Josias Teófilo, de buscar recursos para o projeto em empresas e instituições no mercado. As informações são do Portal Metrópoles.

As regras para angariar recursos estão no Artigo 1º da Lei do Audiovisual (Fomento Indireto) e são similares a angariação de recursos pela Lei Rouanet. As empresas patrocinam a produção em troca de benefícios fiscais. O projeto, apresentado com o nome Sinfonia nº 2, no entanto, ainda não captou nenhuma verba.

O projeto apresentado à Ancine é um documentário de longa-metragem sobre a história recente do Brasil, entre 2013 e 2018, e as crescentes tensões políticas e agitações sociais que levaram a uma alteração de eixo da política nacional e a uma crise de representatividade sem precedentes.

No Facebook, Josias Teófilo fez um post para defender o uso de recursos públicos no cinema e explicou a ideia do projeto, que se chamaria Nem Tudo se Desfaz.

“O meu filme, Nem Tudo se Desfaz, não é sobre Bolsonaro, mas sobre as causas da eleição de Bolsonaro, que, na narrativa do filme, remontam a 2013. E nunca ouvi falar que a Lei do Audiovisual seja exclusiva para esquerdistas”, afirmou.

icon whatsapp
Receba as últimas notícias de João Pessoa em qualquer lugar. Começar icone Play