TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
curiosidades

Festa das Neves: você sabe qual a origem da maçã do amor?

Muita gente associa o doce à Festa das Neves

Por Carlos Rocha Publicado em
Festa das Neves: você sabe qual a origem da maça do amor?
Festa das Neves: você sabe qual a origem da maça do amor? (Foto: Divulgação / Secom-JP)

A comemoração de aniversário da capital paraibana, que acontece no dia de Nossa Senhora das Neves, padroeira da cidade, passou a ter um elemento gastronômico como tradição. Muita gente já associa uma guloseima específica à Festa das Neves. Trata-se da Maçã do Amor.

Esse doce é muito popular no Brasil todo, mas você sabia que até a década de 1940 ele não existia? A iguaria teve sua origem em 1954, mas apenas cinco anos depois foi patenteada por uma família espanhola que se instalou na cidade de Taubaté, em São Paulo.

De acordo com uma reportagem do jornal O Estado de S. Paulo, o pai da maçã do amor é o catalão José Maria Farre Angles. Ele e sua família chegaram ao Brasil em 1954. Para ganhar a vida no país, que como já costumava trabalhar com doces, resolveu fazê-los para vender.

Para isso, seu José Maria teria que usar uma matéria prima fácil de encontrar na região em que foi morar. Foi assim que ele chegou até as maças. Mas como fazer para transformá-las em um doce atrativo?

O catalão então se lembrou de um doce chamado Tanghulu, uma iguaria típica do inverno no norte da China, feita de acerolas mergulhadas em calda de açúcar e perfuradas em espetinhos de bambu. Bingo! Foi a ideia perfeita, pensou ele.

Inspirado do Tanghulu, José Maria resolveu repetir a técnica utilizando maçãs e adaptar. Bastou para que o doce se popularizasse e passasse a integrar o cardápio das tradicionais quermesses paulistas. O sucesso foi se espalhando e o doce passou a ser facilmente encontrado em parques, e eventos, como é a Festa das Neves.

Veja mais:


Relacionadas