TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
Brincadeiras

Férias escolares em casa? Veja algumas atividades para criançada

Mesmo com as limitações impostas pela pandemia, a psicomotricista Ingridy Silva afirma que é possível se divertir muito em casa

Por Juliana Alves Publicado em
Ferias criancas
(Foto: Juliana Alves/Portal T5)

O mês de janeiro é lembrado especialmente por ser o período das férias escolares, das brincadeiras e das colônias de férias. Mas por conta da pandemia, com crianças em casa, muitos pais tiveram que se desdobrar para fazer uma “colônia de férias” em tempo integral.

Ficar em casa com os pequenos durante esse tempo todo está sendo um desafio para muitas famílias. Desde o início da pandemia, quem mora com crianças teve que ser muito criativo para chamar a atenção da garotada e aliviar a tensão do isolamento social.

Por conta do cenário de pandemia, algumas empresas deixaram de organizar as tradicionais colônias de férias. Outras, por sua vez, reinventaram o formato para o mês de janeiro desse ano. É o caso de algumas iniciativas de João Pessoa, capital paraibana.

Para conseguir driblar os impactos negativos da pandemia, algumas empresas precisaram mudar a logística da brincadeira. Esse ano, alternativas como levar a estrutura da colônia para os prédios e condomínios e oferecer a opção de férias on-line foram algumas das saídas vistas pelas empresas.

Independente da maneira, seja em casa ou não, o importante é brincar. É o que afirma a pedagoga e psicomotricista Ingridy Silva: “através da brincadeira é possível desenvolver todas habilidades psicomotoras de uma criança. Como equilíbrio, noção do Corpo, estrutura espaço-temporal, por exemplo”, pontua a especialista.

Ainda de acordo com Ingridy, a participação dos pais nas brincadeiras é fundamental. Além de aproveitar juntos o momento, os pequenos sempre deverão ter uma “orientação e supervisão para executar a brincadeira”. Mas a psicomotricista ressalta: “é preciso deixar a criança livre para explorar como quiser as brincadeiras”.

Socorro Nascimento é mãe de Maria Clara, de oito anos. Assim como vários pais, ela teve que se reinventar desde o início da pandemia com a filha em casa por tanto tempo. “Foi um período muito complicado e difícil. As poucas brincadeiras que podíamos fazer foram ficando chatas e perderam a graça”, contou.

Socorro diz que Maria Clara nunca participou de colônia de férias, mas brinca dizendo que sempre teve vontade de “colocar ela pra gastar toda energia acumulada”. Agora, nesse período de férias escolares, Socorro disse que tudo ficou limitado e por isso acredita que essas férias não terão a mesma animação de antes.

Mesmo com as limitações impostas pela pandemia, a psicomotricista Ingridy Silva afirma que é possível se divertir muito em casa. Confira algumas ideias de brincadeiras simples e divertidas sugeridas por Ingridy:

  • Com Colchão

Dispor colchões pelo espaço que se tem na casa. As crianças deverão explorar o material: andando, correndo, pulando e arrastando-se sobre ele.

  • Com escadas e bancos

Com as escada no chão, andar colocando os pés no espaço entre os degraus; usar comprimento e largura da escada; Dispor bancos pela casa e estimular a criança a subir nos bancos e descer.

  • Com lençol ou tapete

Colocar as crianças deitadas sobre o tecido e arrastá-la pelo espaço. Para isso, é importante que o piso reto (sem elevações ou perfurações)

  • Com Elásticos

Amarrar os elásticos em duas bases, fazendo zigue-zague (cama de gato), na posição vertical em relação às crianças. Elas devem ser estimuladas a passar de um lado a outro, abrindo espaço entre os elásticos. Ainda pode-se utilizar bolinhas de borrachas pequenas, para melhorar o desafio. As bolinhas podem ser lançadas por cima dos elásticos e as crianças terão que buscá-las passando entre os espaços abertos.

Prontos para a brincadeira?


Relacionadas