TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
saúde

Falta de médicos causa demora em atendimento no Hospital de Trauma de João Pessoa

Secretaria de Saúde assumiu gestão do hospital nesse sábado (28)

Por Redação Publicado em
HOSPITAL DE TRAUMA DE JOAO PESSOA FOTO ASCOM DIVULGAAO 2
Coletiva aconteceu no dia 23 de dezembro, no Palácio da Redenção, em João Pessoa Foto: Pollyana Sorrentino/RTC

De acordo com Elivâniia Gomes, sogra do paciente, não havia médicos neurocirurgiões do hospital. A entrada na unidade foi registrada às 14h30, de sábado (28) e apenas às 9h30, do domingo (29), o paciente foi transferido para o Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires, em Santa Rita.

No hospital de Trauma, o fim da gestão da organização social também ocasionou o término do contrato dos profissionais. Em nota, o Sindicato dos Médicos do Estado da Paraíba disse que o Governo da Paraíba não realizou concurso público ou contrato de prestação de serviço para suprir o término do contrato com a organização social, mas, há poucos dias, acenou a intenção de contratação dos médicos que trabalham no Hospital de Trauma e de Mamanguape através de empresas médicas (pessoa jurídicas), porém sem contrato formal e sem informar prazo, valores, obrigações, responsabilidades ou mesmo documentos necessários para contratação.

O sindicato ainda ressaltou que o governo não publicou chamamento público ou licitação, mas para que a sociedade paraibana não seja vítima dessa situação, os médicos então celetistas decidiram, em assembleia extraordinária, que permanecerão nos seus postos de trabalho até o dia 03 de janeiro de 2020, para que nesse prazo, o governo realize os atos administrativos necessários para a continuidade do atendimento médico no hospital.

O contrato com a organização social que administrava a unidade foi encerrado e João Azevêdo (sem partido) determinou que a unidade de saúde voltasse a ser administrada pelo Governo do Estado até que seja aprovada a criação da Fundação PB Saúde. O projeto passará pela apreciação da Assembleia Legislativa no início do próximo semestre. O anúncio do governador foi feito em uma coletiva à imprensa na última segunda-feira (23).

Segundo a Secretaria de Saúde, 550 médicos concursados e os que trabalham no regime CLT, continuam dando plantão normalmente na unidade de saúde e apenas 50 médicos que fazem parte da Neurovasc não compareceram ao plantão, e serão substituídos progressivamente.

A Secretaria ainda informou que os neurocirurgiões, cirurgiões torácicos e vasculares do complexo hospitalar reclamaram da ausência de pagamento dos salários de novembro e dezembro por parte do Instituto Acqua, responsável pela gestão pactuada da unidade até o dia 27 de dezembro.

saiba mais

Relacionadas