TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
saúde do homem

Falta de higiene no pênis pode resultar em amputação, alertam especialistas

O câncer de pênis é ocasionado, na maioria das vezes pela higiene precária e pode levar até a amputação do órgão

Por Redação Publicado em
Higiene do penis

Apesar de ser fundamental para a manutenção da nossa saúde, a higiene, muitas vezes, acaba não sendo prioridade na vida de algumas pessoas. Essa letargia em relação a algo tão importante, que é fundamental para nossa qualidade de vida, pode resultar em um preço muito alto a pagar. E quando se fala em higiene íntima, os cuidados devem ser redobrados.

Quando falamos em câncer que afeta a população masculina, logo vem à nossa mente o câncer de próstata, no entanto, esse não é o único vilão que tem ceifado a vida de muitos homens, sobretudo os nordestinos. De acordo com a Sociedade Brasileira de Urologia, a região é campeã em casos de câncer de pênis no país.

Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer, a doença tem maior incidência em homens acima dos 50 anos, embora também possa atingir os jovens. Em 2010, 363 homens morreram em decorrência desse tipo de câncer.

O maior causador desse mal? A higiene precária. De acordo com informações do urologista Lucas Nogueira, membro do departamento de uroconlogia da SBU (Sociedade Brasileira de Urologia), em casos nos quais a doença é descoberta em fase avançada, o tratamento é a amputação do membro. Como aconteceu com o baiano Aldair José Lima Sobrinho, de 56 anos.

O morador da cidade de Vitória da Conquista só procurou ajuda médica quando a situação já estava bastante avançada.

"Não sou de sair falando por aí sobre o assunto, mas minha família toda sabe. Minha esposa se irritou muito porque não falei logo no início, quando começou a aparecer o problema, mas aí ela viu a gravidade. Eu poderia morrer. Ela concordou de fazer a amputação também. Melhor perder o pênis que a vida", comentou o lavrador, que é casado e pai de três filhos adultos.

Entretanto a amputação não é regra para o tratamento desse tipo de doença. Existem casos de, quando descoberta previamente, o paciente pode ser submetido a tratamento a laser, sessões de radioterapia e cirurgia para a remoção da lesão superficial. Mas o ideal é estar sempre alerta, se autoexaminar sempre, procurar o urologista periodicamente e não descuidar da higiene.


Relacionadas