TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
notícia falsa

Fake News: Medida Provisória não determina suspensão da aposentadoria dos idosos que saírem às ruas durante pandemia

O Ministério da Economia se manifestou para esclarecer que a mensagem é falsa.

Por Redação Publicado em
FAKE NEWS

Uma imagem tem circulado nas redes sociais imitando o padrão das feitas pelo Governo Federal. A mensagem afirma que, segundo a medida provisória 922, o cidadão com mais de 60 anos que estiver na rua terá a aposentadoria suspensa por tempo indeterminado. 

Ainda conforme o texto, os filhos e netos com mais de 18 anos, serão responsabilizados com uma multa de R$1.045. A mensagem ainda afirma que a medida é para manter a segurança da saúde da população durante a pandemia do novo coronavírus.

Entretanto, a notícia é falsa. A medida provisória 922 não é de março de 2020, como afirma a mensagem, mas de 28 de fevereiro. Também não há menção a circulação de idosos e à penalidade por descumprimento ou isolamento.

O Ministério da Economia ressalta que a mensagem é falsa e solicita que as "pessoas busquem sempre as fontes oficiais para se informar e que verifiquem a veracidade antes de compartilhar qualquer conteúdo".

"Recomendamos o isolamento, principalmente para pessoas em grupos de risco, mas não existe essa determinação."

Veja:

#CORONAVÍRUS | Está sendo divulgada nas redes sociais a informação FALSA de que idosos terão a aposentadoria suspensa se estiverem fora de casa. Recomendamos o isolamento, principalmente para pessoas em grupos de risco, mas não existe essa determinação. pic.twitter.com/AvDQaoNo91

— Ministério da Economia (@MinEconomia) March 20, 2020

Relacionadas