Geral

Facebook vai derrubar publicações que desinformem sobre vacinas da Covid-19

A ideia, segundo a empresa, é tirar do ar o que já tiver sido refutado pelas autoridades da saúde

Publicado em 04/12/2020 06:54 Atualizado em 11/12/2020 14:48
logo
Por Redação Portal T5
Facebook vai derrubar publicações que desinformem sobre vacinas da Covid-19

O Facebook anunciou nessa quinta-feira (3) que vai passar a derrubar afirmações falsas na rede social e no Instagram a respeito das vacinas para a Covid-19, doença causada pelo coronavírus.

A ideia, segundo a empresa, é tirar do ar o que já tiver sido refutado pelas autoridades da saúde. Segundo o anúncio da empresa, isso faz parte da política geral de "política de remoção de desinformação sobre o vírus que possa levar a perigo físico iminente".

Na mensagem, o Facebook diz ainda que vai buscar se manter atualizado com relação aos avanços científicos no entendimento das vacinas. Cita como exemplos de inverdades as teorias de que as vacinas são testadas clandestinamente em certos povos ou que a aplicação do remédio inseriria um microchip no paciente.

Clique aqui para ler o anúncio da rede social - o aviso desta -terça-feira fica pouco abaixo do texto principal, logo abaixo do título "Latest News" - ou leia abaixo a tradução:

"Removendo Falsas Afirmações Sobre Vacinas da Covid-19

Considerando as recentes notícias de que vacinas para a covid-19 logo estarão disponíveis pelo mundo, nós vamos pelas próximas semanas começar a remover as afirmações falsas sobre estas vacinas que já tenham sido desmascaradas por especialistas em saúde pública no Facebook e no Instagram. É mais uma forma de aplicarmos nossa política de remoção de desinformação sobre o vírus que possa levar a perigo físico iminente. Isso pode incluir falsas afirmações sobre a segurança, eficácia, ingredientes ou efeitos colaterais das vacinas. Por exemplo, nós vamos remover falsas alegações de que as vacinas da covid-19 contenham microchips, ou qualquer coisa que não esteja na lista oficial de componentes. Também vamos remover teorias da conspiração sobre vacinas da covid-19 que saibamos hoje serem falsas, como que populações específicas estejam sendo usadas sem consentimento para testar a segurança de vacinas. Não seremos capazes de começar a aplicar estas políticas de um dia para o outro. Como ainda estamos no início e fatos sobre as vacinas vão seguir evoluindo, nós vamos regularmente atualizar as afirmações que removemos com base nas orientações de autoridades de saúde pública na medida em que elas forem aprendendo mais.

Também continuaremos a ajudar as pessoas a seguirem informadas sobre estas vacinas pela promoção de fontes informativas que tenham autoridade por nosso Centro de Informação da Covid-19."

SBT News

icon whatsapp
Receba as últimas notícias de João Pessoa em qualquer lugar. Começar icone Play