Brasil

Ex-governador do Rio vai fazer Enem da cadeia para cursar história

O Enem para pessoas privadas de liberdade será aplicado nos próximos dias 12 e 13 de dezembro em unidades prisionais de todo o Brasil.

Publicado em 08/12/2017 17:30 Atualizado em 26/11/2020 16:26
logo
Por Redação Portal T5
Ex-governador do Rio vai fazer Enem da cadeia para cursar história

Sergio Cabral está preso há mais de um ano no Rio de Janeiro.
Sergio Cabral está preso há mais de um ano no Rio de Janeiro. Foto: Rodrigo Leal Felix/Gazeta do Povo

O ex-governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, está preso há mais de um ano por envolvimento em esquemas de corrupção descobertos na operação Lava Jato.

E mesmo da cadeia, ele decidiu fazer o Enem para tentar uma vaga no curso de história em universidades públicas. É o que o exame também é aplicado para pessoas privadas de liberdade, e as provas acontecem nos próximos dias 12 e 13 de dezembro para essa categoria.

Cabral já foi condenado três vezes na justiça acumulando 72 anos de detenção, além de ser réu em outras 13 ações penais. Mas na prisão ele tem a oportunidade de estudar, e a cada três dias dedicados aos livros há uma redução de um dia na pena total.

O Enem PPL, como é chamado, será realizado nas próprias prisões, e dá a chance para que os detentos possam retomar a direção de suas vidas através do ensino superior, inserindo a nota obtida na prova no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para quem sabe conseguir ingressar em um curso superior.

Entretanto, é preciso que o presidiário obtenha uma nota acima de 600 pontos para poder se inscrever no Sisu, e a liberação para estudar depende totalmente da aprovação da Justiça. Na decisão são avaliados o bom comportamento do detento e o empenho em estudar para o exame.

O Enem PPL teve 31.765 inscrições em 2017, em 557 municípios, e vai ser aplicado em 1.078 unidades prisionais pelo Brasil. Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o grau de dificuldade da avaliação é igual ao do Enem tradicional, que foi realizado no início de novembro.

icon whatsapp
Receba as últimas notícias de João Pessoa em qualquer lugar. Começar icone Play