TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
medicamento

EUA fará estudo extenso para comprovar eficácia da hidroxicloroquina no tratamento da Covid-19

Aplicação do medicamento só pode ser feita em pacientes hospitalizados, para que haja acompanhamento médico

Por Redação Publicado em
Anvisa decide que compra de hidroxicloroquina exige receita medica
Anvisa decide que compra de hidroxicloroquina exige receita médica Anvisa decide que compra de hidroxicloroquina exige receita médica Foto: André Rodrigues/Governo do Amapá

O Instituto Nacional da Saúde (NIH), órgão do Ministério da Saúde dos Estados Unidos, lançou um teste clínico extenso para avaliar a eficácia da combinação entre a hidroxicloroquina e o antibiótico azitromicina para evitar a hospitalização e mortes por Covid-19, a doença causada pelo novo coronavírus.

Estudos menores da China – e do Brasil, como no Piauí – sugerem que o tratamento alivia a infecção respiratória, diminuindo a letalidade da doença. No entanto, ao mesmo tempo, há pesquisas que apontam para nenhuma melhora após o uso da hidroxicloroquina e, até mesmo, que seu uso pode causar efeitos colaterais como parada cardíaca.

Hoje, a aplicação da hidroxicloroquina só pode ser feita em pacientes hospitalizados, para que haja acompanhamento médico de perto para efeitos colaterais.

Muitos testes clínicos estão sendo realizados ao redor do mundo, mas este novo é o maior até então: randômico, com 2 mil participantes em 30 locais diferentes dos Estados Unidos.

O doutor Davey Smith, um pesquisador virologista, chefe da área de Doenças Infecciosas e Saúde Pública Global da escola de medicina da Universidade de San Diego, na Califórnia, conduzirá o estudo.

saiba mais

Relacionadas