TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
“LánoCentro”

Estudantes paraibanos criam plataforma que aproxima comerciantes de clientes

O site “LánoCentro” tem 45 dias de existência e já contabiliza 20 estabelecimentos cadastrados

Por Redação Publicado em
Aplicativo la no centro
Foto: Divulgação

A comunidade do Instituto Federal da Paraíba se mantém empenhada em encontrar soluções para os problemas desencadeados pela pandemia do Covid-19. Na região de Guarabira, as medidas de isolamento social necessárias para conter o avanço do coronavírus impactaram as localidades marcadas pelo forte comércio. Para auxiliar quem vive de seu pequeno negócio, uma equipe do Campus Guarabira do IFPB criou uma plataforma online visando facilitar o contato entre os comerciantes e os clientes.

O site “LánoCentro” tem 45 dias de existência e já contabiliza 20 estabelecimentos cadastrados. A iniciativa vem contando, inclusive, com o apoio da Prefeitura de Guarabira. Os criadores da plataforma foram os docentes Rhavy Maia e Otacílio de Araújo Ramos Neto e os estudantes Emanuel Gomes, Cleonice dos Santos, Thiago Silva e Kemelyn Ramos, do Laboratório de Computação Embarcada e Distribuída (Laced) do IFPB.

O professor Rhavy destaca que toda a criação foi feita com o diálogo da equipe à distância. “Eu em João Pessoa, professor Rhavy em Bananeiras e os estudantes da região de Guarabira, remotamente, sem ninguém se expor”, explica Otacílio. O LánoCentro deve se transformar em um projeto de extensão, em breve.

São pequenas empresas e prestadores de serviços de áreas diversas que têm seus dados disponibilizados para os consumidores. Todos os cadastrados até o momento realizam serviço de entrega, embora não seja obrigatório ter o serviço de delivery para fazer parte da plataforma LánoCentro.

O docente Otacílio destaca que a ideia inicial trazida por Rhavy é auxiliar justamente os pequenos comerciantes, autônomos que não tinham um ponto fixo de vendas. Os estudantes são do curso superior de Sistemas para Internet e que já eram estudantes do Integrado em Informática do Campus. O professor Rhavy cuidou da área de programação web e Otacílio dos sistemas operacionais e manutenção de infraestrutura.

O cadastro é gratuito e a página pode abrigar comerciantes, feirantes, vendedores autônomos e prestadores de serviço. Ao entrar no site, o empreendedor interessado pode preencher um formulário com nome, telefone, e-mail e descrição da atividade comercial. O suporte entra em contato para concluir o cadastro, para que fornecedor se torne um novo usuário do site.

É possível cadastrar até as redes sociais do estabelecimento, facilitando, então, a divulgação do negócio. O professor Rhavy comenta que as novas empresas passam a fazer parte da plataforma geralmente com a indicação de algum outro comerciante que já está cadastrado ou quando há divulgação em mídias sociais ou com blogueiros da região. Os próprios estudantes também fizeram uma busca ativa pelos comerciantes com apoio da Prefeitura.

Para acessar a plataforma online é só digitar no navegador: lanocentro.com.br ou lanocentro.laced.com.br Outro modo de contato é pelo Instagram @lanocentro.


Relacionadas