TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
desenterrado pelo mar

Esqueleto gigante de baleia é encontrado em praia de São Paulo

A ossada tem cerca de quatro metros de comprimento

Por Juliana Alves Publicado em
esqueleto de baleia é encontrado em São Paulo
esqueleto de baleia é encontrado em São Paulo (Foto: Reprodução/Arquivo pessoal/Marcelo Rodrigues)

O esqueleto de uma baleia foi encontrado no litoral de São Paulo neste fim de semana. A ossada, que segundo um pescador tem cerca de quatro metros de comprimento, foi vista na praia da Barra do Una em Peruíbe. Acredita-se que o esqueleto pode ser de uma baleia-de-bryde, enterrada na região há 12 anos.

A carcaça foi vista por turistas e moradores da região. Um deles foi o pescador Marcelo Rodrigues. Ele disse que estava caminhando quando viu o esqueleto na faixa de areia da praia. "Passo por ali quase todos os dias, mas naquele dia me deparei com aquilo tudo. Corri para casa, que fica perto, para buscar o celular e tirar fotos", disse ele ao G1.

De acordo com o biólogo marinho Douglas Rey dos Santos, não há dúvidas de que a ossada se trata de uma baleia. "Apesar de parte da coluna estar enterrada, dá para perceber que são vértebras bem espessas do pedúnculo caudal de uma baleia", disse.

O também biólogo marinhoThiago Augusto do Nascimento, responsável pelo Aquário Municipal e também presidente do Instituto Ambiecco, trabalha com a hipótese de que o esqueleto encontrado seja de uma baleia que encalou, já morta, em 2009 naquela região.

*Com informações do G1


Relacionadas