TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
alerta

Especialistas alertam para golpe da falsa pesquisa do Ministério da Saúde

Os usuários do aplicativo recebem uma ligação, respondem perguntas sobre a covid-19 e no final o golpista solicita um código enviado por SMS

Por Carlos Rocha Publicado em
Whatsapp bloqueio golpe

Especialistas em segurança alertam que golpistas estão usando o nome de uma pesquisa verdadeira realizada pelo Ministério da Saúde para clonarem Whatsapp. Quem receber uma dessas ligações deve ficar atento porque o Ministério da Saúde não solicita nenhum código para confirmar informações ou dados pessoais dos participantes.

O Ministério da Saúde confirmou que algumas pessoas são selecionadas para participar da Pesquisa de Prevalência de Infecção por Covid-19 no Brasil (PrevCOV)  e que elas recebem ligações para realização da entrevista e agendamento de coleta de sangue. Mas o Ministério da Saúde nunca pede um código enviado por SMS.

Em uma das modalidades, o criminoso se passa por funcionário do Ministério da Saúde e afirma que está fazendo uma pesquisa sobre o novo coronavírus para tentar clonar o WhatsApp da vítima.

O golpista faz algumas perguntas aleatórias sobre o perfil do interlocutor e em dado momento da conversa envia números ao receptor da ligação dizendo que são o protocolo de atendimento.

Na verdade, o que ele está enviando são dígitos que, uma vez compartilhados, permitem acesso ao WhatsApp do "pesquisado." Em posse da conta roubada, ele pode se fazer passar pela vítima para pedir empréstimos a seus amigos e parentes, por exemplo.

Leia também:

João Pessoa e Campina Grande dizem que não aplicaram vacinas vencidas

Esposa do pastor Samuel Mariano se pronuncia após suposta traição

Nu frontal em série da Netflix chama atenção por ‘grande’ detalhe

Saúde publica edital de concurso com mais de 4 mil vagas neste sábado (3)


Relacionadas