Paraíba

Entregadores de aplicativo protestam por melhores condições de trabalho em JP

Um dos objetivos da manifestação é reivindicar o aumento das taxas de entrega.

Publicado em 10/03/2021 12:18 Atualizado em 10/03/2021 13:12
logo
Por Redação Portal T5
Entregadores de aplicativo protestam por melhores condições de trabalho em JP

(Imagem: Reprodução / TV Tambaú)

Entregadores de aplicativo de João Pessoa paralisaram as atividades na manhã desta quarta-feira (10) em protesto por melhores condições de trabalho. A manifestação, organizada pelo Movimento dos Entregadores Unidos (MEU), teve início no bairro dos Bancários e percorreu as avenidas Epitácio Pessoa, Tancredo Neves e ruas próximas aos shoppings do bairro de Manaíra, finalizando o trajeto em um restaurante no Cabo Branco. 

De acordo com um dos representantes da organização, Abner Pessoa, o objetivo é reivindicar o aumento das taxas de entrega, garantia de pontos de apoio, equipamentos adequados para armazenamento de encomendas e a ampliação do horário de funcionamento.

"As nossas taxas estão um absurdo. Há dois anos, a gente comprava um óleo para a moto por R$ 10, hoje a gente compra esse mesmo óleo por R$ 25 e as taxas daquela época são as mesmas de hoje. Isso não é justo! Aumentou tudo, inclusive o custo de vida", disse.

Projeto de Lei

O Projeto de Lei (PL) 1.952/2020, de autoria da deputada Cida Ramos, que assegura condições mínimas de trabalho e segurança para a categoria foi aprovado na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) no último dia 23 de fevereiro e aguarda sanção do governador João Azevedo para que passe a vigorar em território paraibano.

De acordo com o PL, as empresas que contratam prestadores envolvidos nas operações de entrega em domicílio (delivery) no estado da Paraíba devem fornecer, sem custo, capacetes, mochilas térmicas, vestimenta, kit higiene e máscaras. Além disso, deve ser assegurado que não haverá bloqueio ou desativação do entregador sem que antes tenha apresentado, analisado e permitido defesa dos profissionais.

Leia também:

Envie sua sugestão de pauta para o Portal T5. Adicione nosso número no WhatsApp: (83) 9 9142-9330
Siga o Portal T5 no Facebook, Instagram e Twitter!

icon whatsapp
Receba as últimas notícias de João Pessoa em qualquer lugar. Começar icone Play