TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
Brasil

Entenda por que é necessário voltar a repensar o uso da água

Seca histórica preocupa principalmente Centro-Sul do Brasil

Por Renata Nunes Publicado em
A expectativa é que as chuvas só voltem com maior força no final do ano
A expectativa é que as chuvas só voltem com maior força no final do ano (Imagem: Mylene2401 em Pixabay)

A falta de chuvas generalizada em todo o país tem servido de alerta para governo e sociedade, especialmente no eixo Centro-Sul. Em algumas regiões, as companhias de distribuição d’água já estão realizando rodízios para diminuir o consumo, como é o caso da Sanepar em Curitiba.

Em outras partes, as autoridades locais neguem que precise chegar a esse ponto. De qualquer forma, o aumento do custo na conta de água e energia é um indicativo de que é necessário conter o uso do recurso natural. Até porque, a expectativa é que as chuvas só voltem com maior força no final do ano, quando começar o verão.

Formas de diminuir o uso de água

Existem várias formas simples que são capazes de reduzir o consumo de água e, assim, gastar menos dinheiro e poupar o recurso. Na questão da sustentabilidade, pode até parecer pouco, porém, se cada casa diminuir um pouco o uso, a economia irá se tornar grande.

Confira medidas que podem ser adotadas!

Manter a torneira fechada

O ideal é que a torneira só fique aberta quando realmente está sendo usada. Ao escovar os dentes, por exemplo, não é necessário deixá-la ligada, apenas no momento de enxaguar a boca.

Nesse sentido, uma solução pode ser instalar um sensor automático, como este encontrado no folheto de ofertas das Lojas Americanas. O aparelho serve para detectar a presença de pessoas, fazendo com que a torneira desligue quando não há mão por perto. Ainda que envolva um custo adicional, ele compensa no médio prazo, já que ajuda as famílias a economizarem.

Nas Lojas Americanas, por exemplo, é possível encontrar modelos por cerca de R$ 109 e que podem ser usados na cozinha e no banheiro. Outro ponto positivo é que em algumas versões o usuário pode escolher o modo que acha melhor - contínuo ou instantâneo. O primeiro permite que a água flua por um tempo maior e tem sensor na lateral. Por sua vez, no modo instantâneo o fluxo para depois de poucos segundos e o sensor fica na parte inferior.

Observar vazamentos

Na maior parte das vezes, pequenos vazamentos passam despercebidos pelas pessoas. No entanto, eles podem aumentar a conta de água de maneira significativa.

Um buraco de dois milímetros, por exemplo, é capaz de gastar mais de 90 mil litros de água potável. Por esse motivo, é importante estar de olho se toda a tubulação está funcionando de forma adequada. Em caso de dúvidas ou problemas, é necessário chamar um especialista.

Cuidar da caixa d’água

Outra forma de evitar desperdícios é manter a caixa d’água bem fechada, pois isso ajuda a evitar a evaporação.

O mesmo vale para quem tem piscina em casa. Em um mês, a perda de água em uma piscina média pode ser maior do que três mil litros. Então, quando ela não estiver sendo usada, o ideal é cobri-la, até porque, essa medida ajuda a mantê-la limpa também.

Juntar as roupas

Lavar poucas roupas de cada vez pode gerar um grande consumo de água e energia. Mas para solução a questão é bastante simples, basta esperar ter um volume de peças sujas e lavá-las de uma só vez.

O único cuidado deve ser com a capacidade máxima do aparelho. Afinal, é necessário que haja um espaço mínimo dentro da máquina para que ela possa se movimentar adequadamente para fazer a limpeza.

Reaproveitar a água

A água suja que sai da máquina pode ser usada para lavar o quintal, a garagem e até mesmo o carro. Dessa forma, é possível manter a limpeza da casa, sem precisar gastar mais água potável.

Ainda que essas medidas sejam básicas e até óbvias para boa parte das pessoas, elas não podem ser dispensáveis. O momento é crítico e exige a cooperação de todos para garantir água a toda a população - além da própria economia.


Relacionadas