Esportes

Entenda por que as artes já foram modalidades nas Olimpíadas

Um dos fundadores do Comitê Olímpico Internacional chegou a ganhar uma das medalhas de ouro.

Publicado em 28/07/2021 11:27
logo
Por Redação Portal T5
Jogos de Estocolmo, em 1912 (à esq.); jogos de Tóquio, em 2021 (à dir.)

Jogos de Estocolmo, em 1912 (à esq.); jogos de Tóquio, em 2021 (à dir.) (Imagem: Reprodução)

Hoje supermodalidades: antes um toque de arte e leveza. Os jogos olímpicos também já foram palco de grandes artistas como poetas, arquitetos, escultores e pontores. Isso ocorreu porque o 
Barão Pierre de Coubertin foi um dos fundadores do Comitê Olímpico Internacional (COI). a Instituição foi criada em 1894. Os primeiros jogos olímpicos como conhecemos atualmente aconteceram em 1896.

A ideia de inserir artes e não só o esporte surgiu a partir da proposta da Grécia Clássica. Nela, mente, corpo e intelecto não se separam. Desta forma, foram inseridas competições nas demais áreas.

Apesar de encaminhar, a proposta sofreu muita resistência. Desta forma, não perdurou além dos anos de 1912 e 1948. A primeira edião ocorreu nos jogos de Estocolmo, na Suécia, em 1012. Na ocasiao, participaram representantes da música, pintura, literatura, escultura e arquitetura.

Uma curiosidade é que o próprio Barão Pierre de Coubertin também foi um dos vencedores. A história conta que ele temia não gaver competidores suficientes para a realização. E daí, inscreveu com um poema de própria autoria com pseudônimo de George Hohorod e Martin Eschabach. A obra consquistou ouro em 1912.

 
icon whatsapp
Receba as últimas notícias de João Pessoa em qualquer lugar. Começar icone Play