TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
jogos olímpicos

Entenda o porquê de atletas morderem suas medalhas nas Olimpíadas

Durante a premiação, alguns deles mordem a medalha logo após serem premiados

Por Carlos Rocha Publicado em
Entenda o porquê de atletas morderem suas medalhas nas Olimpíadas
Entenda o porquê de atletas morderem suas medalhas nas Olimpíadas (Foto: Reprodução)

Para quem acompanha Jogos Olímpicos é bem comum visualizar uma ação comum entres os atletas. Durante a premiação, alguns deles mordem a medalha logo após serem premiados.

A conta oficial dos Jogos no Twitter lembrou às pessoas que as medalhas não são, de fato, comestíveis. "Queremos apenas confirmar oficialmente que as medalhas # Tokyo2020 não são comestíveis", disseram os organizadores em tom de brincadeira.

"Nossas medalhas são feitas de material reciclado de aparelhos eletrônicos doados pelo público japonês. Então, você não precisa mordê-las... mas sabemos que ainda vão fazer isso."

Mas você já parou para se questionar o porquê de atletas vitoriosos decidirem comemorar dessa forma? David Wallechinsky, membro do comitê-executivo da Sociedade Internacional de Historiadores Olímpicos, disse em uma entrevista à CNN em 2012 que, provavelmente, é uma tentativa de satisfazer a mídia.

"Tornou-se uma obsessão para os fotógrafos", diz Wallechinsky, co-autor de "O livro completo das Olimpíadas".

"Acho que eles veem isso como uma foto icônica, como algo que você provavelmente pode vender. Não acho que seja algo que os atletas provavelmente fariam por conta própria."

O fenômeno não é exclusivo das Olimpíadas. O superastro do tênis Rafael Nadal se tornou famoso por parecer que quer tirar uma parte dos troféus que ganha, em particular o Coupe des Mousquetaires – o troféu individual masculino de Roland Garros - que ele já ganhou 13 vezes.


Relacionadas