TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
retomada econômica

Entenda como funcionará sistema de bandeiras com parâmetros para flexibilização na PB

João Azevedo deu detalhes sobre esse plano que foi discutido com prefeitos da Grande João Pessoa e equipes técnica

Por Redação Publicado em
Slide 3

Em uma transmissão ao vivo, no início da noite deste domingo (31), o governador da Paraíba, João Azevedo, falou sobre o plano de retomada econômica. Ele deu detalhes sobre esse plano que foi discutido com prefeitos da Grande João Pessoa e equipes técnicas. Segundo ele, serão utilizadas bandeiras de cores que vão simbolizar a gravidade da situação nas cidades.

"Foi elaborado o que nós chamamos plano para retomada em um sistema de bandeiras para o município. Nele você tem uma bandeira de uma cor na qual é definida em função de parâmetros como taxa de transmissibilidade, disponibilidade de leitos de hospitais, índice de isolamento social. Todos esses parâmetros dentro de uma matriz de pontuação e cores vão indicar se aquele município pode ter uma atividade normal, se ela pode ter uma atividade reduzida, se ela precisa de isolamento rígido, ou se ela precisa chegar até o nível de lockdown", disse.

"Esse modelo tem como parâmetro principal e premissas a utilização de quatro conjuntos de indicadores orçamentários, epidemiológico e do sistema de saúde. Nós vamos trabalhar o número básico de propagação do vírus, progressão de casos e taxa de letalidade. Vamos trabalhar com obediência ao isolamento social, a taxa de ocupação hospitalar e a taxa de imunidade da população é levado em consideração. A partir desses parâmetros é que você monta uma matriz, formada por todos esses iten. A cada 15 dias nós vamos rodar o modelo e estabelecer para cada município uma bandeira, com a bandeira verde, amarela, vermelha e preta, onde na bandeira verde todos os setores estarão em funcionamento, adotando medidas apenas para o distanciamento social", explicou.

Saiba mais sobre as quatro fases do plano para retomada das atividades econômicas na Paraíba

O governador informou que tudo o que foi explicado será detalhado com a presença da equipe técnica em uma entrevista coletiva marcada para esta segunda-feira (1º).

"Uma coletiva será dada com a participação da procuradoria geral do Estado, da secretaria de segurança da polícia, do comando da polícia militar, da procuradoria geral do município de João Pessoa, para que a gente possa esclarecer detalhes deste decreto", finalizou

Leia também: Em Live, João Azevedo fala sobre transparência e esclarece polêmica dos respiradores

Siga o Instagram Facebook do Portal T5 e fique bem informado! 

Adicione o WhatsApp do Portal T5: (83) 9 9142-9330.


Relacionadas