Geral

Entenda a importância do fluxo de caixa para sua empresa

Veja como obter renda e lucros para empresa.

Publicado em 21/09/2021 11:24 Atualizado em 21/09/2021 12:36
logo
Por Redação Portal T5
Entenda a importância do fluxo de caixa para sua empresa

(Foto: Marcello Casalo Jr/Agência Brasil)

O fluxo de caixa é uma das ferramentas mais importantes nas finanças de uma empresa. Mas, por que é tão importante?

Se você está iniciando agora no mundo dos negócios, ao menos já deve ter ouvido falar um pouco sobre o fluxo de caixa. Afinal, é através deste que você obterá a renda e os lucros da empresa.

Mas, por se tratar de algo tão importante no mundo corporativo, apresentaremos a você hoje, o motivo que torna o fluxo de caixa tão imprescindível, e por que este deve ser sempre revisto e calculado. Aproveite e boa leitura!

Mas como ele funciona?

Através do fluxo de caixa podemos entender o quanto de lucros arrecadamos, uma vez que este lida e retrata diretamente o dinheiro que entra e sai do seu caixa. É deste que efetuamos diversas atividades importantes de nossa corporação.

Graças aos dados fornecidos pelo fluxo de caixa pode fazer uma avaliação mensal dos lucros e prejuízos que nosso patrimônio gerou no mês em questão, e compará-lo com o histórico de vendas a fim de levantar diversas informações importantes, como a quantidade de vendas, por exemplo.

Isto permite modificar a estratégia da empresa em questão, possibilitando aplicar meios que pode fazer com que aumente suas vendas.Através deste também que sai o pagamento de sua equipe, das despesas, das obrigações, dos impostos e outros valores devidos pela mesma. Todo o seu passivo é pago através do fluxo de caixa.

Dentro deste se calcula não apenas dinheiro físico, como também os valores registrados como entrada pelo banco. Tudo que define lucro de empresa é somado dentro do fluxo.Manter um conhecimento deste é extremamente necessário para entender as suas despesas de maneira eficaz. Por ser o dono da empresa, você, mais do que ninguém, deve saber para onde o dinheiro vai e como ele é usado.

Usar o dinheiro a seu favor é o que definirá uma empresa bem sucedida daquela que está prestes a ruir.

Traçando estratégias

Através do fluxo de caixa é possível fazer todo o mapeamento da empresa. Inclusive de suas vendas. Afinal, é pelo recurso que você pode ter alguma dimensão de o quanto está vendendo.

Utilizando da tecnologia disponível atualmente, é possível verificar os dados da venda e montar toda uma estratégia em cima do padrão do público para aumentar as vendas. Ou, caso esteja satisfeito, manter da forma que as coisas caminham.

Este também confere prejuízos. Não necessariamente significa que você fechou o mês no vermelho, mas sim que a programação planejada daquele mês foi excedente a suas vendas, lhe gerando menos lucros.

Montando um gráfico utilizando de comparações das vendas, é possível se verificar em qual ponto se iniciou as baixas e montar uma tática para elevá-las. Um exemplo disto é investir em propagandas de marketing, a fim de atrair novamente o público, aumentando os lucros.

Planejando o futuro

Com os dados fornecidos pelo fluxo de caixa, é possível criar planejamentos para evitar desastres financeiros. Este é o primeiro ponto onde é possível perceber que sua empresa está entrando em crise.

Você como dono, deve estar atento às mudanças em relação aos valores do lucro da sua empresa. Uma diferença muito brusca pode significar que problemas estão surgindo, te colocando em estado de alerta prévio.

Claro que lucros são variáveis de acordo com os meses do ano e em quais épocas estamos do mesmo. Uma empresa de chocolate, por exemplo, irá lucrar muito mais na época de páscoa do que no natal, por exemplo.

Entretanto, exceto em épocas extraordinárias, valores muito discrepantes são sim um sinal que ocorreu algum problema com seu produto e que será necessário investir em alguma medida para fazer a correção.

Por isso é sempre interessante que, ao primeiro sinal de problemas, você tenha, ou comece a fazer, algum valor guardado em uma poupança da empresa para emergências. Um caução é sempre necessário para segurar a empresa de pé em tempos de crises. Este que pode ser feito utilizando dos lucros providos pelas vendas anteriores.

Funcionários mais felizes

Com o fluxo de caixa é possível conferir se a meta está sendo atingida. Com um bom lucro, é possível que realize um aumento merecido para sua equipe de colaboradores.

Este que pode ser um grande investimento dentro da sua empresa, que irão se esforçar cada vez mais ao sentirem que são apreciados e realmente importantes. Afinal, são estes que fazem sua empresa funcionar.

Valorização do colaborador é um investimento tanto para o agora quanto para o futuro. Seja sempre transparente em relação ao momento que a empresa está passando.

Em casos positivos, eles irão comemorar com você, principalmente quando têm seu trabalho reconhecido. Em casos de notícias negativas, estes darão tudo que podem para levantar o negócio em questão.

Por isso, é importante sempre manter uma boa relação com seus colaboradores. Uma empresa pode até ter sido criada por você, mas todas as partes giram como engrenagens e cada uma destas possui seu devido valor.

Conseguindo fôlego

Caso o fluxo de caixa esteja apontando dados negativos sobre suas vendas e não tenha meios de fazer um caução através de seus próprios lucros, fazer a contratação de um empréstimo com garantia de imóvel pode ser a solução.

Na fintech CashMe, são oferecidos os melhores preços e pacotes do mercado. Isso porque com o home equity, também conhecido como refinanciamento de imóvel, ela pode oferecer aos seus clientes até mesmo 60% do valor total do imóvel como crédito.

Veja mais:

icon whatsapp
Receba as últimas notícias de João Pessoa em qualquer lugar. Começar icone Play