TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
Vacinas pediátricas

Entenda a diferença entre a vacina da Pfizer para crianças e adultos

A Paraíba tem 393.446 crianças dentro da faixa etária. 

Por Renata Nunes Publicado em
O Brasil começa a vacinar as crianças de 5 a 11 anos
O Brasil começa a vacinar as crianças de 5 a 11 anos (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

O Brasil começa a vacinar as crianças de 5 a 11 anos neste final de semana. O primeiro lote das vacinas pediátricas de doses de imunizantes da Pfizer chegou ao país na madrugada desta quinta-feira (13) no aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP) e começará a ser distribuída para os estados. Na Paraíba, a imunização desse público será realizada a partir do domingo (16). Ao todo, o Estado tem 393.446 crianças dentro dessa faixa etária. Ao Portal T5, o secretário secretário de Saúde do estado, Geraldo Medeiros afirmou que mais de 18 mil doses da vacina serão distribuídas entre todos os municípios em até 24 horas após a chegada do lote.

Diferença entre as vacinas para adultos e crianças

De acordo com o Ministério da Saúde, umas das principais diferenças das vacinas para crianças das que são aplicadas em adultos é a cor das tampas. As doses pediátricas são laranjas e as dos maiores de 12 anos são roxas. O objetivo é facilitar a identificação pelas equipes de vacinação e pelos responsáveis que acompanharão os menores nos postos de vacinação.

Outra diferença é a dosagem. Enquanto para os maiores de 12 anos as doses da Pfizer são de 0,3 ml, para os mais novos a dosagem é inferior, de 0,2 ml.

O intervalo entre as dores é a única semelhança. Tanto para crianças quanto para maiores de 12 anos o espaçamento é de oito semanas.

Cronograma diferenciado

Para a imunização das crianças, foi traçado um planejamento diferente. Em João Pessoa, foram definidos dois pontos de imunização: a Lagoa e o Parque Zoobotânico Arruda Câmara, a Bica. As primeiras a serem vacinadas são crianças com deficiência, indígenas e quilombolas terão prioridade entre o público da nova faixa etária. "A medida que tivermos um quantitativo maior de vacinas, vamos ampliando", disse a secretária de saúde da capital, Margareth Diniz.

Ainda de acordo com a Secretaria de Saúde, será necessário realizar o agendamento para vacinação desse público. As crianças que não possuírem documentação, será permitido o uso dos documentos dos pais ou responsáveis.

Capacitação para profissionais de saúde

Nesta sexta-feira (14), enfermeiros e técnicos das salas de vacina dos municípios receberão treinamento sobre a introdução da vacina contra a Covid-19 Pfizer-Comirnaty Pediátrica. De acordo com a coordenadora do Núcleo de Imunizações, Isiane Queiroga, o treinamento será on-line e os municípios irão participar em horários pré-estabelecidos e tem o intuito de esclarecer as dúvidas.

Mais doses

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, disse que em janeiro serão entregues 4,3 milhões doses pediátricas ao Brasil. Em fevereiro, a expectativa é que a Pfizer entregue mais 7,2 milhões de doses e, em março, 8,4 milhões de imunizantes. Assim como para os adultos, a distribuição das doses aos estados seguirá o critério populacional. O Ministério lembra ainda que a vacinação não é obrigatória.

 

Leia também:

+ Covid-19: reações à vacina em crianças são raras, dizem especialistas

+  PB capacita profissionais sobre vacinação anti-Covid em crianças

+ PB deve receber mais de 18 mil doses de vacina para crianças nesta sexta (14)


Relacionadas