Brasil

Ensino superior: universidades brasileiras integram ranking das melhores da América Latina

O ranking classificou 177 universidades de 13 países latino-americanos e as instituições de ensino superior brasileiras foram as que mais marcaram presença com 67 universidades.

Publicado em 23/07/2021 11:46 Atualizado em 23/07/2021 11:54
logo
Por Redação Portal T5
No ranking das 10 melhores universidades quatro são federais brasileiras

No ranking das 10 melhores universidades quatro são federais brasileiras (Imagem: Educa Mais Brasil/Divulgação)

Sete universidades brasileiras estão entre as melhores da América Latina, segundo ranking do Times Higher Education (THE), um dos mais respeitados do mundo, na edição de 2021. O ranking classificou 177 universidades de 13 países latino-americanos e as instituições de ensino superior brasileiras foram as que mais marcaram presença com 67 universidades.

No ranking das 10 melhores universidades quatro são federais brasileiras: a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em 5º lugar; a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em 8º lugar; a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) em 9º lugar; e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) em 10º lugar.

Além das instituições federais, outras três universidades brasileiras foram classificadas no top 10: a Universidade de São Paulo (USP) em 2º lugar; a Universidade de Campinas (Unicamp) em 3º lugar; e a PUC-Rio em 7º lugar.

Bolsa de estudo para universidade

Ingressar no ensino superior é o sonho de muitos estudantes quando concluem o ensino médio. Muitos estudam bastante e tentam ingressar através dos programas de governo como o Sistema Unificado de Seleção (Sisu), o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e o Programa Universidade para Todos (Prouni), que têm como principal critério de seleção o uso das notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Além desses, existem programas de incentivo educacionais que oferecem bolsas de estudo de até 70% de desconto nas mensalidades de instituições particulares em todo país como o Educa Mais Brasil. Para estudar com bolsa basta acessar o site do programa e se inscrever em uma das bolsas oferecidas.

icon whatsapp
Receba as últimas notícias de João Pessoa em qualquer lugar. Começar icone Play