Brasil

Energisa entrega 14 câmaras frias para conservação de vacinas da Covid-19

Os equipamentos seguirão para 14 municípios do Estado.

Publicado em 21/06/2021 16:37 Atualizado em 21/06/2021 17:02
logo
Por Redação Portal T5
Equipamentos serão encaminhados a 14 cidades da Paraíba

Equipamentos serão encaminhados a 14 cidades da Paraíba (Imagem: 2021)

A Energisa Paraíba entregou, na manhã desta segunda-feira (21), na Sede da concessionária, 14 câmaras frias para Secretarias Municipais de Saúde paraibanas. A entrega simbólica foi realizada pelo diretor-presidente da Energisa, Marcio Zidan, ao secretário de Estado da Saúde da Paraíba, Geraldo Medeiros. Participaram do encontro, ainda, a secretária Executiva do Estado da Saúde, Renata Nóbrega e a representante do Movimento Unidos pela Vacina na Paraíba e uma das líderes do Grupo Mulheres do Brasil Núcleo João Pessoa, Andreia Nunes Libardi.

Os equipamentos seguirão para 14 municípios do Estado: Boa Vista, Juru, Teixeira, Bom Jesus, São Sebastião do Umbuzeiro, São José de Piranhas, Puxinanã, São José do Bonfim, Lagoa de Dentro, Nova Floresta, Amparo, Itabaiana, Santo André e Pedra Branca. Os locais foram escolhidos pela Secretaria Estadual de Saúde, levando em consideração o avanço da vacinação. 

Com tecnologia específica para armazenamento de insumos que necessitam de uma conservação maior, as câmaras frias doadas são ideais para manter a temperatura das vacinas de Covid-19 e outros imunizantes. O equipamento possui temperatura controlada automaticamente e sistemas de alarme de porta aberta, que sinalizam quedas de temperatura não programadas, evitando, assim, a perda dos imunizantes. 

Para Márcio Zidan, a ação reflete o compromisso da empresa em contribuir com o aceleramento dos trabalhos de imunização no Estado. “Nós, por meio do Unidos pela Vacina, estamos empenhados, realmente, em oferecer uma estrutura necessária para que o imunizante possa chegar a toda a população da Paraíba o quanto antes. Essas câmaras vão ajudar nesse momento de pandemia, mas, também, para todas as outras vacinas. É um legado que fica para os municípios e fazemos questão de estarmos juntos a esses locais, junto à Secretaria Estadual de Saúde e, principalmente, com a população no combate à pandemia”, reforçou Zidan.

“A demonstração dessa parceria é muito importante e fortalece as ações de combate à pandemia em nosso estado. São instrumentos permanentes, que beneficiarão todos os municípios no sentido de armazenamento da vacina”, complementou o secretário Geraldo Medeiros.

A iniciativa faz parte da atuação da Energisa através do movimento Unidos pela Vacina e tem como propósito auxiliar as cidades, destinando equipamentos que serão utilizados nas unidades de saúde para a conservação local de vacinas contra a Covid-19. A mobilização surgiu por iniciativa do Grupo Mulheres do Brasil, liderado pela empresária Luiza Helena Trajano, para engajar a sociedade, em conjunto com o empresariado de todo o Brasil.

Energia do Bem

A atuação do Grupo Energisa no enfrentamento ao coronavírus começou logo no começo da pandemia. Há mais de um ano, a empresa lançou o Energia do Bem que já investiu R$ 10,7 milhões em ações de combate aos efeitos da Covid-19. Em sinergia com parceiros como a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), o movimento já realizou a doação de ventiladores pulmonares, equipamentos de proteção individual, aspiradores portáteis e cestas básicas, além de outras frentes como calibração de respiradores, estímulo ao aprendizado e apoio a agentes do setor cultural. Na Paraíba, a empresa já realizou doação de R$ 15 mil para três instituições que cuidam de idosos; doação de 700 máscaras hospitalares N95 e 4 ventiladores respiratórios ao Governo do Estado.

Nesse período, a Energisa na Paraíba ainda disponibilizou carros de som e ações em rádios locais como forma de comunicação mais efetiva quanto a iniciativas de prevenção à pandemia, em cidades com baixo IDH; apoio na realização de obras em hospitais para aumento de novos leitos e outros reforços estruturais para auxílio no atendimento de pacientes com Covid-19; além do festival “Fique em Cena”, que promoveu transmissões remotas de show, com arrecadação de doações para artistas paraibanos.

icon whatsapp
Receba as últimas notícias de João Pessoa em qualquer lugar. Começar icone Play