TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
Atenção, estudantes

Enem: saiba o que é preciso levar nos dias de prova

O uso de máscara facial nos locais de aplicação é obrigatório

Por Juliana Alves Publicado em
Primeiro dia de provas acontece neste domingo (21)
Primeiro dia de provas acontece neste domingo (21) (Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)

Assim como a edição de 2020, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 terá regras especiais por causa da pandemia. Uma dessas exigências que o candidato deve cumprir é uso de máscara facial nos locais de aplicação. Mas, além disso, é preciso estar atento a outros itens obrigatórios nos dias de provas. Isso porque o candidato pode ser eliminado caso descumpra alguma regra.

Conforme o edital do Enem, participantes que estiverem com covid-19 ou com outras doenças infectocontagiosas não devem comparecer nos locais de aplicação e podem solicitar a reaplicação.

O que levar nos dias de prova?

No dia da prova, além da máscara de proteção facial, é obrigatório levar documento de identificação original, com foto. Não são aceitos documentos digitais. Entre as identificações aceitas estão a Carteira de Identidade (CNH), o passaporte e a Carteira de Trabalho emitida após 27 de janeiro de 1997.

Outro item obrigatório é a caneta esferográfica de tinta preta fabricada em material transparente. Ela é necessária para preencher o cartão de respostas no Enem impresso e para escrever a redação tanto no Enem impresso quanto no Enem digital. É recomendado ainda que os participantes levem lanche e água, já que a prova tem uma duração longa.

É recomendado também que se leve no dia do exame o Cartão de Confirmação da Inscrição. Nele está, entre outras informações, o local de prova. O cartão pode ser acessado na Página do Participante.

Caso necessitem comprovar que participaram do exame, os estudantes podem, também, na Página do Participante, imprimir a Declaração de Comparecimento para cada dia de prova, informando o CPF e a senha. A declaração deve ser apresentada ao aplicador na porta da sala em cada um dos dias. Ela serve, por exemplo, para justificar a falta ao trabalho.

Leia também:


Relacionadas