TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
Medicina

Encerra nesta sexta (11) o prazo para inscrições no Revalida 2021

A aplicação da primeira prova será no dia 5 de setembro, em oito cidades brasileiras

Por Renata Nunes Publicado em
O Revalida é aplicado pelo Inep desde 2011, para subsidiar a revalidação, no Brasil, do diploma de graduação em Medicina expedido no exterior.
O Revalida é aplicado pelo Inep desde 2011, para subsidiar a revalidação, no Brasil, do diploma de graduação em Medicina expedido no exterior. (Imagem: Educa Mais Brasil/Divulgação)

Profissionais interessados em se submeter ao Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira (Revalida) 2021 têm até amanhã (11) para realizar as inscrições para a primeira fase. A aplicação da primeira prova será no dia 5 de setembro, em oito cidades brasileiras, e no momento da inscrição o profissional deve indicar em qual cidade deseja fazer o exame.

Para fazer a revalidação do diploma, o interessado precisa ser brasileiro ou estrangeiro em situação legal no Brasil. Além disso, deve possuir diploma de graduação em Medicina expedido por instituição de educação superior estrangeira, reconhecida no país de origem pelo ministério da educação ou órgão equivalente, autenticado pela autoridade consular brasileira, ou pelo processo da Convenção sobre a Eliminação da Exigência de Legalização de Documentos Públicos Estrangeiros, promulgado pelo Decreto n.º 8.660, de 29 de janeiro de 2016.

O Revalida é aplicado pelo Inep desde 2011, para subsidiar a revalidação, no Brasil, do diploma de graduação em Medicina expedido no exterior. As referências do exame são os atendimentos no contexto de atenção primária, ambulatorial, hospitalar, de urgência, de emergência e comunitária, com base na Diretriz Curricular Nacional do Curso de Medicina, nas normativas associadas e na legislação profissional.

No momento da inscrição, os médicos devem enviar o diploma para análise do Inep e, caso necessário, podem solicitar atendimento especializado e/ou tratamento pelo nome social.

Provas

O Revalida é composto por duas etapas, teórica e prática, que abordam de forma interdisciplinar as cinco grandes áreas da Medicina: clínica médica, cirurgia, ginecologia e obstetrícia, pediatria e medicina da família e comunidade (saúde coletiva).

As provas são aplicadas nos seguintes locais: Brasília (DF), Campo Grande (MS), Curitiba (PR), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Rio Branco (AC), Salvador (BA) e São Paulo (SP).

O exame visa avaliar as habilidades, as competências e os conhecimentos necessários para o exercício profissional adequado aos princípios e necessidades do Sistema Único de Saúde (SUS). O ato de apostilamento da revalidação do diploma é atribuição das universidades públicas que aderirem ao instrumento unificado de avaliação representado pelo Revalida.


Relacionadas