TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
TV Tambaú 30 anos

Emoção e nostalgia marca revival de 'A Hora do Chibata' na TV Tambaú

Augusto Bonequeiro e o ator Edilson Alves foram convidados para reviverem os personagens de 'A Hora do Chibata, atração que marcou época

Por Carlos Rocha Publicado em
Emoção e nostalgia marca revival de 'A Hora do Chibata' na TV Tambaú
Emoção e nostalgia marca revival de 'A Hora do Chibata' na TV Tambaú (Foto: Reprodução/ TV Tambaú)

Um momento de emoção e nostalgia tomou conta do telespectador paraibano nesta quinta-feira (5), com a exibição de um programa especial para relembrar 'A Hora do Chibata', atração que marcou a história da TV Tambaú e da televisão paraibana. Augusto Bonequeiro  e o ator Edilson Alves foram convidados para reviverem os personagens Salomão Chibata e Filó.

Edilson não conseguiu conter as lágrimas ao entrar no estúdio que estava preparado especialmente para relembrar os tempos do programa. Ele interagiu com o boneco manipulado por Augusto Bonequeiro, direto de Fortaleza, no Ceará. Mesmo a quilômetros de distância, ambos compartilharam da mesma emoção, que foi passada aos telespectadores.

A história

O ‘A Hora do Chibata’ era um formato baseado em uma atração da TV Jangadeiro, em Fortaleza, e que era estrelado por Augusto Bonequeiro e Edilson Alves. Entrou no ar quando a TV Tambaú ainda era afiliada da Rede Manchete, em 1994.

O boneco Salomão Chibata era o dono de uma "bodega" e tinha como ajudante Filó, um rapaz que interagia com os convidados e era responsável pela organização do estabelecimento. O programa era gravado no Teatro Ednaldo do Egypto, em João Pessoa, e foi inspirado no em uma atração cearense chamada ‘Botando Boneco’ na qual Augusto manipulava o boneco ‘Encrenca’ ao lado de uma atriz que interpretava a personagem ‘Cremilda’.

A Hora do Chibata entrava no ar no final da manhã e conseguiu conquistar o público adulto e infantil. Tinha um cunho humorístico e o usava para fazer críticas sociais. Convidados eram recebidos e Salomão Chibata simulava ligações telefônicas com personalidades conhecidas, como o Presidente da República ou até mesmo o apresentador Silvio Santos. Muitos bordões ficaram imortalizados na mente do telespectador paraibano, como o “Cheguei, me aguarde!”.

A atração ficou durante 13 anos no ar e os personagens reapareceram em 2016, durante a exibição do especial junino 'Rota do Forró'.


Relacionadas