TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
relato explosivo

Embaixador americano depõe em processo de impeachment de Donald Trump

Na Câmara, o embaixador americano na União Europeia afirmou que recebeu ordens para pressionar a Ucrânia a investigar adversários políticos de Trump

Por Redação Publicado em
0001 portal t5 noticia logotipo 200319 134044

Uma das principais testemunhas no processo de impeachment de Donald Trump prestou depoimento, nessa quarta-feira (20), na Câmara dos Estados Unidos.

O embaixador dos Estados Unidos na União Europeia, Gordon Sondland, prestou depoimento, nessa quarta-feira (20), na Câmara dos EUA. O relato do diplomata, que é considerado uma das principais testemunhas no processo de impeachment contra Donald Trump, foi considerado, até agora, o mais explosivo do inquérito.

Sondland é um empresário do setor de hotéis e foi um dos maiores doadores da campanha presidencial de Trump - por isso, era esperado que o embaixador ficasse do lado do presidente norte-americano. Contudo, isso não aconteceu.

Durante a audiência na Câmara, Gordon Sondland declarou que seguiu ordens de Trump para pressionar o Governo da Ucrânia em uma ação que classificou como "toma lá, dá cá". Desta forma, se a Ucrânia investigasse os rivais políticos de Trump, receberia uma ajuda militar de quatrocentos milhões de dólares.

O diplomata disse ainda que o alto escalão do governo também estava ciente da pressão para que a Ucrânia abrisse uma investigação contra o filho de Joe Biden, que é considerado o principal rival político de Donald Trump na corrida presidencial do ano que vem.

Todos os depoimentos estão sendo transmitidos ao vivo, em TV aberta, para ajudar a formar a opinião da população norte-americana sobre o processo. Já Donald Trump usa as redes sociais para se defender. O presidente norte-americano voltou a chamar o processo de impeachment de "caça às bruxas" e escreveu que a investigação deve acabar, porque é muito ruim para os Estados Unidos.

Trump ainda repetiu uma parte do depoimento do embaixador, dizendo que tudo que pediu para o líder ucraniano, Volodymyr Zelensky, foi apenas que "fizesse a coisa certa".

Veja mais:

Polícia apreende dinheiro e drogas durante operações em comunidades de João Pessoa

SBT


Relacionadas