TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
unifacisa

Em protesto, estudantes de medicina bloqueiam via em Campina Grande

O movimento é para denunciar aumentos sucessivos nas mensalidades do curso

Por Carlos Rocha Publicado em
Em protesto, estudantes de medicina bloqueiam via em Campina Grande
Em protesto, estudantes de medicina bloqueiam via em Campina Grande (Foto: Reprodução/ Redes sociais)

Estudantes de uma Universidade privada de Campina Grande se reuniram na tarde desta segunda-feira (29) para a realização de protestos para denunciar aumentos sucessivos nas mensalidades do curso de medicina. Alguns estudantes alegaram que, mesmo com a pandemia, não houve desconto e agora o valor aumentou consideravelmente.

Por conta dessas demandas, um grupo de manifestantes foi até a instituição protestar. Segundo os alunos, os portões fora fechados e eles tiveram que fazer a manifestação do lado de fora. Com balões pretos e vestidos de roupas escuras, eles acabaram bloqueando uma das faixa da rodovia BR-230 e o trânsito ficou lento.

Após o protesto, o Centro Universitário Unifacisa emitiu uma nota afirmando que mantém a transparência nas informações sobre o reajuste de 6,5% nas mensalidades do curso de Medicina.

Confira!

A maior parte das despesas da Unifacisa aumenta com base no Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) e o Índice Geral de Preços do Mercado (IGPM), cujas variações foram, respectivamente, de 10,67% (dez, vírgula sessenta e sete por cento) e 21,74% (vinte e um, vírgula setenta e quatro por cento).

O primeiro, que reflete a inflação dos preços de produtos mais comuns, cresceu acima do reajuste escolar proposto, enquanto que o segundo, relacionado à alteração de preços mais específicos como os aluguéis, subiu quase três vezes em comparação com aquele.

Além disso, os insumos de manutenção, produtos de laboratórios e equipamentos são importados do exterior e, por conseguinte, estão indexados ao dólar que, por sua vez, sofreu a maior valorização em cima do real que se desvalorizou mais de 7,5% (sete e meio por cento) em relação à moeda norte-americana apenas em 2021.

Para conhecimento, o reajuste de mensalidade é previsto em contrato e está de acordo com a legislação brasileira, que regulamenta essa prática escolar.

A Unifacisa reforça a transparência das informações para a comunidade e o compromisso com a excelência de ensino, permanecendo à disposição dos alunos para quaisquer dúvidas adicionais.


Relacionadas