TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
Pandemia

Em João Pessoa, uma pessoa com Covid pode infectar outras quatro

Taxa de transmissibilidade da Covid-19 está em crescimento na Capital

Por Juliana Alves Publicado em
Veja os dados da pandemia no Brasil
Veja os dados da pandemia no Brasil (Foto: Reprodução/Governo de SC)

Uma pessoa com Covid-19 pode infectar outras quatro em João Pessoa. Em números, isso significa que a taxa de transmissibilidade da doença chega a 4.4 na Capital. A informação é do secretário executivo de Saúde, Luís Ferreira, que afirmou que o índice está em crescimento.

“É um índice alto de transmissibilidade e eu acredito que ele esteja ainda mais elevado, porque esses dados são de casos confirmados e notificados", disse ele. "Nós temos que ter consciência que estamos diante de uma terceira onda e é uma onda com características diferentes, com uma necessidade menor de ocupação hospitalar, porque a variante Ômicron é menos virulenta e causa a doença menos grave, mas quanto mais gente contaminada, maior a chance de você ter um indivíduo susceptível e que necessite ser hospitalizado”, explicou o secretário.

Ainda de acordo com Luís Ferreira, a tendência da taxa de transmissibilidade é de crescimento nos próximos dias. “A nossa previsão é que o pico de transmissibilidade aconteça em meados de fevereiro e a maior ocupação hospitalar aconteça no começo de março", declarou.

"Nós ainda estamos numa fase ascendente e é importante que as pessoas entendam que a pandemia não passou, pelo contrário, nós estamos enfrentando uma onda com infectividade nunca vista, transmissibilidade muito rápida. A Ômicron se espalhou pelo mundo com uma velocidade dez vezes superior às outras, então temos que manter todos os cuidados”, alertou o secretário.

Leia também:


Relacionadas