TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
ministro das comunicações

Em breve, 200 milhões de celulares poderão captar qualquer rádio FM no país; saiba mais

A informação foi discutida em reunião entre o Ministro das Comunicações e representantes da Associação Brasileira de Rádio e Televisão (ABERT)

Por Redação Publicado em
Andre Vajas ABERT
Flávio Lara Resende, presidente  da ABERT, ao lado de André Vajas, da RTC Flávio Lara Resende, presidente da ABERT, ao lado de André Vajas, da RTC Foto/Divulgação

O encontro do Ministro das Comunicações, Fábio Faria, com presidentes das Associações  Estaduais de Rádio e Televisão, ocorreu na tarde desta terça-feira (22), em Brasília. O principal ponto discutido foi a celeridade do Governo Federal para a implantação da obrigatoriedade de chips de recepção de rádios FM  em todos os celulares do país.

A pauta já foi autorizada pelo presidente Jair Bolsonaro para que o governo trabalhe no sentido de promover a medida. A intenção é que, o mais breve possível, os 200 milhões de aparelhos tenham capacidade de captar o sinal de rádios através do chip.

"Nada mais justo que a gente possa dar, tanto para o setor, mas em primeiro lugar, para o cidadão, o rádio no celular, para que as pessoas não precisem comprar dados nem precisem entrar no 3G ou no 4G. Em muitos lugares, as pessoas perdem o sinal de celular, ou não têm o sinal de celular. Nós só temos hoje 79% da população brasileira com acesso à internet, então são 43 milhões de brasileiros (sem acesso à internet). Com isso, nós iremos entrar em mais de 200 milhões de celulares, para que todos possam escutar sua rádio. Rádio é o cotidiano local, em muitas cidades é o único meio de informação ali", afirmou o Ministro.

Representando a Associação das Emissoras de Radiodifusão da Paraíba (ASSERP), o vice-presidente, André Vajas, reforçou a importância dessa iniciativa em um momento de pandemia, no qual os meios de comunicação e o jornalismo profissional contribuem como ferramentas imprescindíveis de informação qualificada ao cidadão.

“Nesses tempos tão dramáticos para nosso país e para o mundo, a importância do rádio e da televisão ganha dimensão, fruto dos seus alcances, amplitudes e responsabilidades sociais, sendo acessíveis a todos os brasileiros e tendo grande penetração em todas as regiões do país”, pontuou Vajas que também é superintendente da Rede Tambaú de Comunicação (TV Tambaú-SBT, Jovem Pan João Pessoa, Nova Brasil FM Maceió e Portal T5). Na Paraiba, a ASSERP possui 54 afiliadas.

No almoço com os representantes de 11 associações estaduais, também estiveram presentes o presidente da ABERT, Flávio Lara Resende e o Secretário de Comunicação Social, Fábio Wanjgarten.

Atualmente só é possível um ouvinte captar o sinal das rádios através de pacotes de dados via internet, o que acaba impossibilitando a maioria dos cidadãos de ouvir o veículo por causa dos custos gerados. A campanha oficial será lançada em território nacional na próxima sexta-feira (25), data em que se comemoram os 98 anos do rádio.

A data lembra o nascimento de Roquete Pinto, considerado o “Pai do Rádio Brasileiro”. A primeira transmissão radiofônica no Brasil aconteceu no dia 7 de setembro de 1922, na comemoração do centenário da independência brasileira.

Na oportunidade, também foram tratados os temas como migração AM/FM, os 70 anos da televisão comemorado no último dia 19 de setembro e outros assuntos gerais de interesse do setor.

A ABERT, que em 27 de novembro completa 58 anos, representa mais de três mil emissoras privadas de rádio e televisão do país.


Relacionadas