TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
saúde

É possível contrair Covid-19 através dos olhos? Descubra

Veja o que dizem os especialistas sobre o assunto

Por Carlos Rocha Publicado em
Surto de gripe pode espalhar conjuntivite? Especialista explica
Surto de gripe pode espalhar conjuntivite? Especialista explica (Foto: Reprodução/ Twitter)

A Covid-19 infecta o sistema respiratório superior, provocando a incidência de uma infeção pulmonar grave. Sendo que as minúsculas gotículas de ar expelidas pelos doentes enquanto tossem ou espirram são transmitidas através de partículas de aerossol.

Todavia, a infecção não se limita apenas aos pulmões. O novo coronavírus SARS-CoV-2, causador da Covid-19, afeta todos os órgãos. Levantando a questão se uma pessoa pode contrair o vírus por qualquer outro meio, além da inalação de ar contaminado, como através dos olhos?

De acordo com um artigo publicado no jornal Times of India, as opiniões dos especialistas dividem-se quanto à exposição ao coronavírus pelo globo ocular.

Ainda não se pode dizer com certeza absoluta, se pode pegar Covid se os olhos entrarem em contato com o vírus.

Contudo, há chances do patógeno conseguir entrar no corpo através da conjuntiva - um tecido claro que cobre o branco do olho e as linhas do interior da pálpebra e pode ser infectado pela gripe comum e pelo vírus do herpes. Se o mesmo ocorre ou não com o coronavírus ainda não se sabe. Sendo necessárias mais pesquisas nesta área.

Quer a Covid-19 se espalhe através dos olhos ou não, uma vez infectado com o vírus, os sintomas também podem surgir nos olhos. Com base nos dados recolhidos até agora, cerca de 1 a 3% das pessoas infectadas têm conjuntivite. Isso acontece quando o vírus infeta a conjuntiva.

Atualmente, os especialistas ponderam que há risco de contrair coronavírus através da vista quando uma pessoa toca em qualquer superfície contaminada com gotículas expelidas por pessoas infectadas enquanto tossem ou espirram ou até mesmo enquanto falam, e de seguida, toca no rosto ou no nariz.

Como nos podemos proteger

O coronavírus é um vírus altamente contagioso que entra no corpo sobretudo por meio do sistema respiratório. Como tal, é fundamental usar máscara o mais possível de modo a reduzir o risco de inalar ar contaminado. Lave as mãos antes de tocar o rosto ou comer, tape o nariz e a boca enquanto espirra e tosse e mantenha o distanciamento social.


Relacionadas