TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
Investigações

Documento mostra lista dos investigados na Operação Recidiva; jornalista é citado

O objetivo da operação é combater fraudes com uso de verbas pública​s em convênios celebrados com a Funasa nos municípios de Ibiara, Santo André, Catingueira e Triunfo.

Por Redação Publicado em
Coletiva Policia Federal Operacao Recidiva
Foto: Pollyana Sorrentino/TV Tambaú

O Portal T5teve acesso a um documento da Justiça Federal da Paraíba em que são detalhadas as atuações dos investigados na quarta fase da Operação Recidiva. Nesta quarta-feira (20), policiais federais com apoio da Controladoria-Geral da União e do Ministério Público Federal (MPF) cumpriram ordens judiciais. O objetivo da operação écombater fraudes com uso de verbas públicas em convênios celebrados com a Fundação Nacional da Saúde (Funasa) nos municípios de Ibiara, Santo André, Catingueira e Triunfo.

Ao todo, foram expedidos 15 mandados de busca e apreensão nas residências dos investigados e empresas, assim como cinco mandados de prisão e um mandado de afastamento de função pública cumpridos nas cidades de João Pessoa, Santa Rita, Campina Grande, Patos, Ibiara, Triunfo, Catingueira e Santo André, além de Parnamirim, no Rio Grande do Norte.

Uma construtora no bairro da Torre, na capital, foi alvo de buscas da polícia. A empresa realiza obras públicas em cidades paraibanas. Uma residência no bairro Alto das Populares, em Santa Rita, também foi visitada por policiais em veículos descaracterizados.

Segundo as investigações, um dos empresários envolvidos mantinha contato com diversos servidores e empreiteiros paraibanos, com intuito de fraudar licitações em cidades onde tinha acesso facilitado. As fraudes ultrapassam o valor de R$ 5,5 milhões. Os crimes envolvidos são: dispensa ilegal de licitação, fraude licitatória, associação criminosa, peculato, corrupção passiva e ativa, além de lavagem de dinheiro, cujas penas somadas ultrapassam 20 anos de reclusão.

INVESTIGADOS

No documento, é detalhada a participação de cada um dos investigados e os valores que eles supostamente teriam recebido. São alvo das prisões o engenheiro Sérgio Pessoa Araújo, os ex-prefeitos José Edvan Félix e Damísio Mangueira da Silva, além do empresário Francisco Amilton de Sousa Júnior e do secretário municipal Samuel Zariff Marinho de Araújo. O jornalista Bruno Pereira também está na lista dos investigados.

Clique AQUI e tenha acesso ao documento completo.


Relacionadas