TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
serviços continuam

Doações do Banco de Leite Zilda Arns em João Pessoa caem 50% durante pandemia da Covid-19; veja como doar

De acordo com a coordenadora do Banco de Leite, a demanda aumentou e as doações caíram

Por Redação Publicado em
Banco leite zilda arns frascos
Foto: Divulgação / PMJP

O Banco de Leite Zilda Arns, que funciona no anexo do Instituto Cândida Vargas (ICV), no bairro de Jaguaribe, em João Pessoa, vem enfrentando estoques baixos por falta da doação do leite humano. O serviço que atende os bebês prematuros internos no ICV reforça a importância da doação do leite humano para o cuidado com a saúde dos recém-nascidos.

A coordenadora do Banco de Leite Zilda Arns, Daniele Maciel, explica que o serviço tem enfrentado baixa no estoque e alta demanda. “Nossas doações tendem a baixar no Carnaval, mas conseguimos recuperar com nossa campanha de doação no mês de março e maio, mas esse ano a pandemia emendou um período no outro, o que nos deixou com o estoque ainda mais baixo”, falou.

Ainda de acordo com Daniele as doações caíram cerca de 50% desde o início da pandemia da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. “Geralmente temos uma saída média de 2L de leite por dia para os nossos bebês, mas nos últimos dias estamos assistindo mais de 40 prematuros internos na Cândida Vargas e o fornecimento passou para cerca de 4L de leite por dia, ou seja, nossa demanda dobrou no momento em que nossas doações caíram”, completou a coordenadora do Banco de Leite Zilda Arns.

“Milhões já sentem como é viver na Venezuela”, diz Jair Bolsonaro ao criticar lockdown no Maranhão

Serviços continuam na pandemia

Mesmo durante a pandemia, o serviço continua realizando as atividades, mas em horário diferenciado, de segunda à sexta-feira, das 8h às 12h e, com reforço das práticas de higiene durante coleta e transporte do leite materno, seguindo as orientações da Vigilância Sanitária e da Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano (RBLH-BR).   A doação segue as mesmas orientações. A mãe doadora deve estar saudável, sem nenhum processo gripal, doença infectocontagiosa nem ter tomado medicamento de uso contínuo, como psicotrópicos. As interessadas devem ligar no 3214-1390 ou contato via WhatsApp 98795-8192 e fazer o cadastro e/ou agendamento. Para coletar o leite, é preciso lavar as mãos com água e sabão, usar touca e máscara, então coleta o leite em um frasco esterilizado. O Banco de Leite Zilda Arns possibilita a doação em domicílio, realizada por uma técnica de enfermagem.

Doação de frascos

Além da doação de leite humano, o banco de leite municipal também solicita a doação de frascos adequados ao armazenamento de leite materno. O recipiente pode ser deixado diretamente no Banco de Leite ou nos serviços da rede municipal de saúde, como Unidades de Saúde da Família e Distritos Sanitários.O recipiente precisa ser de vidro e com tampa de plástico, como os utilizados em embalagens de café solúvel ou maionese e, é utilizado tanto na montagem dos kits de doação do leite materno que são enviados às doadoras, como para pasteurizar os leites e armazenar o leite pasteurizado.

Leia também:

Ator faz live solidária neste domingo (10) para arrecadar alimentos e ajudar artistas paraibanos

Homem é preso suspeito de matar jovem que teria cometido abuso sexual contra criança, na Paraíba

Siga o Instagram Facebook do Portal T5 e fique bem informado! 

Adicione o WhatsApp do Portal T5: (83) 9 9142-9330.


Relacionadas