TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
NORDESTE

Divulgado laudo que descarta contaminação química em praias de Alagoas

As análises foram feitas entre os dias 13 e 14 de novembro, em praias da capital e do interior onde haviam sido registrados o aparecimento de manchas de óleo.

Por Redação Publicado em
Praias Norestinas jpg 2

Foi divulgado nesta quinta-feira (21), pelo Instituto do Meio Ambiente (IMA) em Alagoas, o resultado das análises feitas em trechos de praias do litoral alagoano onde ocorreram o surgimento das manchas de óleo.

De acordo com as amostras coletadas em pontos do litoral e enviadas para laboratório, as concentrações de contaminantes como Benzeno, Etilbenzeno, Tolueno e Xileno estão dentro do Limite de Quantificação do método (LQ), que segue o parâmetro de 0,5µg/L, aferido por resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama).

As amostras, analisadas pelo Instituto de Tecnologia de Pernambuco (Itep), foram coletadas em oito pontos diferentes da capital e dos Litorais Norte e Sul do Estado, nos seguintes municípios:

  • Piaçabuçu;
  • Feliz Deserto;
  • Coruripe;
  • Barra de São Miguel;
  • Maceió;
  • São Miguel dos Milagres;
  • Japaratinga;
  • Maragogi.

As coletas ocorreram nos dias 13 e 14 de novembro. Ao mesmo tempo, a equipe do IMA coletou amostras em 10 diferentes pontos para análise de PH, Salinidade e a presença da bactéria Escherichia coli, já uma equipe de pesquisadores da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) coletou amostras de água, óleo, solo e peixe, e estabeleceram o prazo de 10 dias para divulgação dos resultados preliminares.

Os resultados das análises feitas pelo laboratório indicam segurança de uso por parte dos banhistas.

Mas o instituto faz um alerta: "em caso de avistamento de manchas de óleo, tanto nos pontos onde foram feitas as coletas como em quaisquer outros trechos de praia, a pessoa deve evitar o contato direto e avisar à prefeitura local para que sejam tomadas as devidas providências".

Leia Também:

+ Previsão de tempestade e dificuldade logística fazem PT desistir de ato nas ruas com Lula

+ Galvão Bueno é levado às pressas para o hospital após passar mal em Lima

+ Gugu Liberato é hospitalizado após sofrer acidente nos EUA

+ Após acordo milionário, Izabella Camargo deixa a Globo mais uma vez

+ Anitta é detonada na internet após declarações sobre mulheres no funk


Relacionadas