Paraíba

Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue: saiba quem pode doar

Quem quiser doar deve ter entre 16 e 69 anos e pesar mais de 50 kg.

Publicado em 25/11/2021 06:02 Atualizado em 25/11/2021 07:04
logo
Por Redação Portal T5
Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue: saiba quem pode doar

Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue: saiba quem pode doar (Imagem: EBC)

O Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue é celebrado nesta quinta-feira (25). No Hemocentro da Paraíba, situado em João Pessoa, haverá uma programação diversificada com apresentações dos músicos Molina, Neto &Hellen, Arnon e apresentação dos cosplays de super-heróis do grupo AniMonteiro.

Para doar sangue o candidato deve fazer o agendamento pelo WhatsApp (83) 3133-3473). Entre os requisitos básicos para doação os principais são: estar em boas condições de saúde e alimentada, ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 kg e levar documento de identidade original com foto recente, que permita a identificação do candidato.

Recomenda-se também evitar alimentos gordurosos nas 3 horas que antecedem à doação e, no caso de bebidas alcoólicas, 12 horas antes. Se o candidato estiver com gripe ou resfriado, não deve doar temporariamente. Mesmo que tenha se recuperado, deve aguardar uma semana para que esteja novamente apto à doação.

Vale lembrar que o coronavírus foi incluído nos critérios de triagem e pode trazer alguns impedimentos para as pessoas que se infectaram ou que tiveram contato com pacientes infectados. Outros impedimentos poderão ser identificados durante a entrevista de triagem.


icon whatsapp
Receba as últimas notícias de João Pessoa em qualquer lugar. Começar icone Play