TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
Educação

Dia Mundial da Alfabetização: Paraíba é o 4º estado com mais analfabetos no país

16,1% dos paraibanos não sabem ler e escrever

Por Redação Publicado em
Analfabetismo

No dia 8 de setembro é comemorando o Dia Mundial da Alfabetização. Mas o acesso à educação ainda não é uma realidade para todo mundo.

Está valendo o reajuste no preço do gás de cozinha; veja novo valor

Talvez, você que está lendo essa notícia não perceba, por provavelmente viver cercado de pessoas que tiveram a mesma oportunidade de aprender. Mas, a Paraíba possui a 4ª maior taxa de analfabetismo do país.

Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínuo (Pnad), emitidas em junho deste ano, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE). Poder ler, escrever, interpretar informações e compreender o sentido do enunciado é algo que não faz parte da vida de 16,1% de paraibanos.

Quando ampliamos a escala, os dados continuam assustando. No Brasil, 6,8% da população de 15 anos ou mais, não sabe ler nem escrever um bilhete simples. A porcentagem parece ser baixa né? Mas isso corresponde a 11,3 milhões de brasileiros. Os estados com a maior taxa estão no Nordeste com o Maranhão (16,3%), seguido do Piauí (16,6%) e Alagoas (17,2%). Já o Rio de Janeiro é o estado com menor índice (2,4%).

No nosso país, uma pessoa pode ser alfabetizada a partir dos 6 anos de idade, no 1º ano do ensino fundamental I, tanto na rede pública de ensino quanto na privada.

Leia mais: Idoso completa 110 anos e ganha festa na Vila Vicentina, em João Pessoa

Homem é acusado de estuprar enteada de 7 anos, no sertão


Relacionadas