TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
Escolinha sonho de criança

Dia do Professor: conheça um projeto que ensina crianças carentes em JP

O Portal T5 conversou com uma professora voluntária da "Escolinha Sonho de Criança"

Por Juliana Alves Publicado em
Proeto escolinha
(Foto: Divulgação/Escolinha Sonho de Criança)

Professor é um arquiteto de sonhos. É aquele que torna todas as outras profissões possíveis e que forma as gerações do amanhã.

Nesta sexta-feira, 15 de outubro, é comemorado o dia do professor. E para celebrar a data que homenageia esses profissionais, conheça a história de uma professora que deu mais sentido para a profissão ensinando crianças em situação de vulnerabilidade em João Pessoa.

“Quem ensina aprende ao ensinar” - Paulo Freire

Joseane Chaves, de 42 anos, é uma pedagoga realizada. É professora na definição mais sensível da palavra. Em conversa com o Portal T5, ela contou que dá aulas para crianças em uma escola da rede privada, mas que é em projetos sociais que encontra ainda mais sentido para a profissão. “A gente não pode perder esse desejo de doar”, diz ela.

“Desde criança eu almejava ser professora e, no meu coração, sempre estive buscando meios para entrar em um projeto social. Onde realmente há a necessidade de mostrar novos caminhos a partir da leitura e da escrita”, afirmou.

Nas tardes de sexta-feira, Joseane é a ‘Tia Josi’ de dezenas de crianças beneficiadas pelo projeto “Escolinha Sonho de Criança” - uma ação voltada para meninos e meninas em situação de vulnerabilidade social no Bairro das Indústrias, em João Pessoa.

“Nas minhas férias deste ano comecei a buscar projetos nas redes sociais e vi a ação que era feita pela Escolinha. Nossa… quando eu vi, meu coração respondeu: ‘é esse [projeto] que você precisa abraçar, é esse”, contou Joseane, animada. “Ver aquelas crianças ali aprendendo, em meios as dificuldades do contexto social, eles terem oportunidade e você ser um instrumento... A escolinha pra mim tem sido um sonho realizado”.

Ser professora no projeto social é onde tudo faz sentido para Joseane. “No segundo encontro que eu estive com eles na escolinha uma das crianças chegou e me deu uma cartinha com tanto zelo, com tanto carinho. E mesmo com as dificuldades na escrita, ela colocou assim: ‘tia, obrigado por você não ir embora e ficar com a gente’. Ali foi a certeza que eu tive que eu não posso desistir dessas crianças”, contou ela.

“Não posso desistir jamais deles. Eu adotei como filhos gerados no meu coração”.

Escolinha Sonho de Criança, lugar onde "quem aprende ensina ao aprender"

O projeto “Sonho de Criança” é fruto do esforço de moradores de um assentamento no Bairro das Indústrias, na Capital paraibana. A escolinha foi idealizada por Nídia da Silva, líder da ocupação, no segundo semestre de 2020.

“No ano passado, no meio da pandemia, a gente percebeu que tinha muitas crianças na rua. E foi daí que eu e mais duas pessoas pensamos o que poderia fazer para ajudar”, lembra Nídia.

Hoje, a Escolinha é mantida com doações e conta com o apoio dos projetos sociais ‘Banho de Água Viva’ e ‘Comunidade Filhos do Amor’. Através do trabalho voluntário, 52 crianças são beneficiadas com a ação.

Para saber mais sobre a “Escolinha Sonho de Criança”, acesse aqui o Instagram do projeto. Para doações, a chave pix é o e-mail [email protected].


Relacionadas