TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
“Buscando as Letras”

Dia do braile: projeto do Sertão da PB cria livro infantil para pessoas com deficiência visual

Dia internacional é comemorado nesta segunda.

Por Cristiano Sacramento Publicado em
Dia internacional é comemorado nesta segunda
Dia internacional é comemorado nesta segunda (Foto: Reprodução / CRB-8)

Solidariedade e inclusão. Uma ideia da pedagoga Maria Sá e o poeta Bruno Nogueira, da cidade de São José da Lagoa Tapada, no Sertão da Paraíba, resultou em um livro destinado a pessoas com deficiência visual.

“Buscando as Letras” nasceu do desejo de ajudar na alfabetização e popularizar o ensino. A obra “O tempo descreve e a poesia refaz” foi produzida manualmente durante a pandemia e destina-se ao público infantil. A criação destaca as brincadeiras de criança.

“Hoje a gente vê que as brincadeiras estão quase extintas por causa do mundo tecnológico e a gente quer fazer um resgate nesse sentido, trazendo de volta as brincadeiras da infância”, disse Bruno em entrevista ao portal G1.

Nesta segunda-feira (4), comemora-se o dia internacional do braile. O data, inclusive, foi instituída para alertar a sociedade sobre formas de inclusão dos deficientes visuais também na escrita e no acesso a livros.

Todavia, de acordo com a União Mundial de Cegos, apenas 5% dos livros em todo o mundo são transcritos para o Braile. Nos países mais pobres a condição cai para 1%.


Relacionadas