TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
1º de abril

Dia da Mentira: o que há por trás da data que atravessa gerações?

Apesar de não ser um feriado oficial, o Dia da Mentira é uma tradição popular que remonta a séculos atrás

Por Carlos Rocha Publicado em
Dia da Mentira: o que há por trás da data que atravessa gerações?
Dia da Mentira: o que há por trás da data que atravessa gerações? (Foto: Reprodução/ YouTube)

Todo dia 1º de abril é comemorado no Brasil e em diversos países ao redor do mundo o "Dia da Mentira", também conhecido como "Dia dos Bobos". A data é marcada por brincadeiras e pegadinhas, em que as pessoas pregam peças umas nas outras com o intuito de provocar risos e descontração.

Apesar de não ser um feriado oficial, o Dia da Mentira é uma tradição popular que remonta a séculos atrás. Existem diversas teorias sobre a origem da data, mas a mais difundida é que ela surgiu na França do século XVI, quando o calendário gregoriano foi adotado e o ano novo passou a ser comemorado no dia 1º de janeiro. Antes disso, a festa de ano novo durava uma semana, terminando em 1º de abril. Com a mudança do calendário, muitas pessoas continuaram a comemorar o ano novo na antiga data e foram chamadas de "bobos de abril" pelos que seguiam o novo calendário.

No Brasil, a tradição do Dia da Mentira foi introduzida pelos portugueses e ganhou popularidade ao longo dos anos. A data é marcada por brincadeiras de todos os tipos, desde as mais simples até as mais elaboradas, envolvendo amigos, familiares, colegas de trabalho e até mesmo veículos de comunicação.

No entanto, nem todos veem o Dia da Mentira com bons olhos. Alguns argumentam que as brincadeiras podem passar dos limites e causar constrangimento e até mesmo danos materiais e emocionais. Além disso, há quem considere a data como uma celebração da malandragem e da desonestidade, valores que não devem ser incentivados em uma sociedade.

Apesar das controvérsias, o Dia da Mentira continua sendo uma tradição popular no Brasil e em diversos outros países. Para os que gostam de brincadeiras e pegadinhas, é uma oportunidade de se divertir e compartilhar momentos de descontração com amigos e familiares. Já para os que preferem evitar as brincadeiras, a recomendação é ficar alerta e não acreditar em tudo o que se ouve ou vê neste dia.

Seja como for, o Dia da Mentira é uma data que não passa despercebida e que, de certa forma, faz parte da cultura popular brasileira. Resta saber como cada um irá lidar com essa tradição e se divertir ou não com as brincadeiras.


Relacionadas