TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
Mercado financeiro

Dia da Contabilidade: saiba o que faz o profissional formado na área

O Portal T5 conversou com a contadora Eudilene de Paula, que falou sobre a profissão

Por Juliana Alves Publicado em
Eudilene de Paula é contadora e falou sobre a profissão ao T5
Eudilene de Paula é contadora e falou sobre a profissão ao T5 (Foto: Arquivo pessoal)

Nesta segunda-feira (25), é celebrado o Dia da Contabilidade no Brasil. A celebração faz referência à regularização da profissão de contábeis no país, defendida em 1926. Mas você sabe o que faz um profissional em contabilidade?

O Portal T5 conversou com a contadora Eudilene de Paula, que falou sobre a profissão. De acordo com ela, “o profissional contábil é aquele que orienta a empresa a caminhar da melhor forma e é peça fundamental para alavancar com sucesso o negócio”.

Conforme Eudilene, a contabilidade vai além da emissão de guia ou envio de obrigações acessórias - como dados sobre os impostos, tributos, encargos e contribuições, por exemplo. “O profissional dessa área é uma espécie de mentor para grandes organizações e negócios funcionarem”, afirmou ela.

Atualmente, o campo da Contabilidade se tornou vasto e muito competitivo. Isso, segundo a contadora, exige mais do profissional. "Ele não só atua em empresas mas também no mercado financeiro, analisando custos, investimentos, auditoria", disse.

“Hoje esse profissional tem se tornado cada vez mais autônomo e dono de si”, completou Eudilene.

No Brasil, para ser profissional da área de Contabilidade, é preciso ter formação em ensino superior e obter o registro no Conselho Regional de Contabilidade (CRC).

Leia também:


Relacionadas