TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
Dezembro Laranja

Dezembro Laranja chama a atenção para a prevenção e tratamento do câncer de pele

Câncer de pele é o mais frequente no Brasil. Saiba como identificar uma lesão suspeita na pele

Por Redação Publicado em
SOL 180102 151052
Foto: Reprodução / Internet

Sabe aqueles sinais ou verrugas que aparecem na nossa pele? Eles merecem atenção. Pois nem sempre são tão simples de tratar como imaginamos. E podem sinalizar um câncer de pele.

Algumas características simples podem facilitar a identificação de lesões suspeitas.

Uma das maneiras que ajudam a identificar essas lesões é a regra ABCDE. Nesse método, cada letra sugere uma característica que merece a atenção das pessoas e sinalizam a hora de procurar um especialista.

A letra A chama a atenção para a assimetria da lesão; a letra B indica o formato das bordas da lesão. Se ela for irregular, podem sinalizar uma suspeita de que seja maligna; A letra C chama a atenção para a cor da lesão, especialmente para aquelas que possuem mais duas cores; a letra D, nessa regra, sinaliza uma atenção para o diâmetro da lesão observada. Geralmente, as com mais de 6 milímetros merecem uma maior atenção. Apesar de existir lesões suspeitas menores. E o último ponto de atenção da regra é com relação a evolução da lesão, a letra E. Se as mudanças nas características da lesão for muito rápida, é indicado procurar um especialista.

Segundo a dermatologista Isabele Araújo e o cirurgião plástico Wellerson Mattioli, a hereditariedade conta no desenvolvimento do câncer de pele. Mas o principal fator é a exposição solar. Um efeito cumulativo, que merece a tenção e cuidado desde a infância, inclusive.

Eles indicam o uso do protetor solar adequado para cada faixa etária e roupa de proteção. Uma consulta com um especialista que possa indicar um protetor solar específico para a pele de cada pessoa também é uma alternativa.

Lembre-se: a prevenção é sempre o melhor caminho quando falamos de saúde.


Relacionadas