TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
Mudança

Detran-PB permite autoescolas aplicarem testes teóricos para CNH

Medida visa dar mais celeridade e praticidade na realização das provas

Por Dennison Vasconcelos Publicado em
Inscrições para estágio na Justiça Federal terminam nesta terça (2)
Inscrições para estágio na Justiça Federal terminam nesta terça (2) (Foto: Arquivo/Reprodução/USP Imagens)

A partir desta segunda-feira (22), os exames técnicos-teóricos de legislação para obtenção da carteira de habilitação serão aplicados pelos Centros de Formação de Condutores (CFCs), as autoescolas credenciadas ao Departamento Estadual de Trânsito da Paraíba (Detran-PB). A medida visa dar mais celeridade e praticidade na realização das provas, já que alcançará um maior número de candidatos, sem a necessidade de deslocamentos para municípios distantes.

As provas serão remotas, mas monitoradas e fiscalizadas pelo Detran-PB, a fim de garantir lisura e segurança durante as aplicações. O exame será acessado somente mediante autenticação biométrica por reconhecimento facial do candidato, de forma ininterrupta. Para isso, os CFCs (autoescolas) instalaram o sistema eletrônico específico para aplicação desses exames, desenvolvido por empresas também credenciadas junto ao órgão de trânsito da Paraíba.

A portaria levou em consideração um congestionamento de demandas concentradas nas unidades físicas do Detran-PB e a baixa democratização do processo de obtenção e renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), “vez que os candidatos não domiciliados em municípios que possuam uma unidade do órgão, precisam se deslocar distâncias, muitas vezes elevadas, para a realização de somente uma prova teórica”, justifica a Portaria 130/2022.


Relacionadas