TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
novo coronavírus

Detento do Silvio Porto, em Mangabeira, testa positivo para Covid-19

Segundo o secretário de Estado da Administração Penitenciária (Seap), Tenente-Coronel Sérgio Fonseca, agora são 51 detentos diagnosticados no estado e dois deles morreram

Por Redação Publicado em
PENITENCIARIA SILVIO PORTO 20 02 2019
Foto: Reprodução / TV Tambaú

Após rumores de que um grupo de detentos da Penitenciaria Desembargador Sílvio Porto, em Mangabeira, estava com sintomas de Covid-19, testes foram realizados e um deles foi diagnosticado com a doença ocasionada pelo novo coronavírus. Segundo o secretário de Estado da Administração Penitenciária (Seap), Tenente-Coronel Sérgio Fonseca, em entrevista nesta quinta-feira (4), agora são 51 detentos diagnosticados no estado e dois deles morreram.

MP aponta irregularidades em contas relacionadas à pandemia na Capital e mais 9 municípios da PB

"Acabamos de realizar 15 testes agora pela manhã e apenas um deu positivo. Na verdade muitas vezes alguns presos apresentam a sintomatologia que é confundida com a do Covid-19. Todos os presos que apresentam sintomas, nós deixamos isolados nas unidades prisionais entre 8 a 10 dias, para que a gente possa fazer o teste rápido. A testagem rápida quando é feita com o número inferior esses dias, muitas vezes o teste dá negativo. Então o preso que apresenta sintomatologia nós aguardamos esse tempo para fazermos os testes", disse.

Ele informou ainda que toda unidade prisional do estado separou um espaço para abrigar os detentos com sintomas. Eles ficam aguardando por 8 a 10 dias para então realizar o teste. Se fora positivo, ele é transferido para a penitenciária média de Mangabeira.

Artistas prestam última homenagem à cantora Fabiana Anastácio, vítima da Covid-19

"Ontem nós recebemos do governo federal testes, que são específicos para a população carcerária que manifestar algum sintoma. Caso apresente sintomas ele é afastado imediatamente dos demais e vai para um outro local e fica ainda recebendo o tratamento e cuidados ali na unidade prisional. Todas essas unidades possuem celas específicas para deixar os presos que estão com sintomas isolados. No oitavo ao décimo dia ele vai fazer um teste, caso dê positivo, ele é encaminhado para a penitenciária juiz Hitler Cantalice, que a nossa penitenciária de segurança média", explicou.

O secretário explicou ainda como funciona a logística para a realização dos testes e o isolamento dos detentos.

"Temos toda uma logística onde os policiais penais, que trabalham com esses presos com covid-19, eles fizeram um treinamento com setor de infectologia da Secretaria de Saúde e ficam totalmente isoladas e afastadas dos demais", finalizou.

As visitas continuam suspensas em todas as unidades prisionais do Estado, na intenção de preservar a saúde dos familiares também dos presos.

Leia também: Pesquisadores da UFPB criam cerâmicas ecológicas a partir de resíduos industriais

Siga o Instagram Facebook do Portal T5 e fique bem informado! 

Adicione o WhatsApp do Portal T5: (83) 9 9142-9330.


Relacionadas